Após meses de estudo à distância, na segunda-feira, 3, todas as turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello e de Educação Infantil Brincar Construindo voltam a ter aulas presenciais.
Conforme a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Bruna Trojaike Gräbin, as aulas precisam voltar no formato presencial, assim como demais atividades que já retornaram.
“Não podemos mais ter crianças em casa sem as relações sociais, sem o apoio pedagógico, sem os profissionais da educação e sem o contato direto com a escola.”
Bruna frisa que será adotado o modelo de ensino híbrido, onde os pais têm a liberdade de escolher se querem que seus filhos voltem ou continuem tendo aulas à distância.
“Percebemos a vontade de voltar da maioria. Muitas famílias não têm onde deixar seus filhos e trabalhar, nem estrutura para oferecer uma forma de aprendizado adequada.”
Quem não regressar para a escola precisa fazer a retirada das atividades sempre nas terças-feiras.
Higienização e testes
Rigorosas normas sanitárias serão implantadas para promover um retorno seguro e assim evitar novos casos de covid-19. Segundo Bruna, todos os funcionários e professores realizaram o teste (ninguém testou positivo), exigindo o distanciamento em cada sala de aula de 1,5 metros, divisão das turmas, escala de horário para intervalo, uso do pátio ao ar livre e refeitório.
Ainda será feita a higienização de todos os espaços a cada duas horas, uso obrigatório de máscara e instalação de totens com álcool gel, tapete sanitizante, além da medição de temperatura na entrada.
O transporte escolar segue o roteiro normal definido no início do ano letivo.