O içamento da cabeça e os braços do Cristo Protetor de Encantado, no início do mês de abril, chamou atenção de todo mundo. O município vizinho de Anta Gorda pretende aproveitar a movimentação e criar uma rota de turismo religioso.
Com o slogan “o Cristo Protetor está em Encantado e a Mãe de Jesus está em Anta Gorda”, o município estuda a construção de uma estátua de Nossa Senhora de Lourdes, no morro Travesin, o ponto mais alto da cidade.
Para o vice-prefeito, Robledo Andreolli, não há previsão para o início das obras. “Primeiro nós vamos estruturar o município para receber o turismo”. O vice-prefeito admite, porém, “o sonho” de fazer a estátua. “No momento é uma possibilidade, mas que eu vejo com grande possibilidade de virar realidade”, diz.
A ideia de Anta Gorda é formar um grupo, semelhante a iniciativa da Associação Amigos de Cristo, e realizar a obra com recursos privados.
Gruta de Itapuca
A Nossa Senhora de Lourdes já faz parte da rota turística do município de pouco mais de 5 mil habitantes. A gruta, localizada no Distrito de Itapuca, interior de Anta Gorda, possui uma imagem da santa.
Apesar de não ocorrer nos últimos dois anos, devido a pandemia, a romaria até o local é tradicional. Conforme Andreolli, é a maior gruta da América Latina, com 30m de largura, 3m de altura e 115m de comprimento. A caverna possui infraestrutura e área para acampamento. O governo municipal busca o asfaltamento do acesso à atração turística.
“Esse acesso asfáltico para lá beneficiaria várias comunidades do município. Não somente para o turismo, mas para agricultura e para o agronegócio”, afirma o vice-prefeito.
Confira entrevista de Robledo Andreolli na íntegra: