Estado apresenta opções para explorar potencial turístico do Cristo

Desenvolvimento

Estado apresenta opções para explorar potencial turístico do Cristo

Evento contou com representantes do governo estadual e bancos. Ideia é auxiliar desenvolvimento de empresas a partir da obra do Cristo Protetor

Estado apresenta opções para explorar potencial turístico do Cristo
Evento aproximou empresários locais e diretores de instituições de fomento a negócios gaúchos (Foto: Ramiro Brites)
Vale do Taquari

“O cristo protetor não é de Encantado mais. Ele é nosso, dos gaúchos”, disse na quarta-feira, 28, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, em evento no Auditório Itália, na prefeitura municipal.

A reunião apresentou a empreendedores do Vale do Taquari possibilidades de crédito a partir da instalação do novo ponto turístico. A ideia do encontro é trazer ao interior do estado os representantes das instituições de fomento para um diálogo mais próximo com os empresários locais.

Também participaram do evento, o superintendente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no Rio Grande do Sul, Paulo Raffin, o diretor de operações do Badesul, Flávio Lammel, o diretor do RS Garanti, Marcelo de Lima, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços regional (CIC-VT), Ivandro Rosa, o membro da Associação Amigos do Cristo, Rafael Fontana e o prefeito de Encantado, Jonas Calvi.

O representante do BRDE, Paulo Raffin, destacou a pujante da região. Ele lembra que muitos empreendedores do estado solicitam crédito emergencial para garantir a sobrevivência das empresas. No Vale, porém, os empréstimos estão em outro patamar. “Estamos em um estágio de retomada dos investimentos”, analisa.

Potencial turístico

Com o entendimento de que o turismo que mais movimenta público no mundo é o religioso, a secretaria estadual busca unir o Cristo Protetor a outras rotas turísticas.

Há um plano de integrar a Serra, e as visitas aos vinhedos, a Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul e o monumento encantadense.
A partir do desenvolvimento do turismo regional, precisa-se criar uma estrutura de transporte, alojamento, gastronômica e comercial para atender os visitantes.

Para o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, os anos de expertise dos empreendedores do setor na região, se deparam com uma oportunidade ímpar.

“Cada um dos municípios vem construindo algumas estrategias, os empreendedores se estruturando. E esse contexto do Vale do Taquari hoje, junto com o trem, e com o Cristo ganha relevância”

Empresários de restaurantes, hotéis, pousadas e ônibus tiveram a possibilidade de dialogar com os diretores dos bancos de fomento e agências garantidoras

Era pós-Cristo

“A população de Encantado está vivenciando isso. Nós tivemos a era antes do Cristo e a era pós-Cristo”, disse o prefeito Jonas Calvi.

Ele acredita que o evento demonstra o potencial e as áreas da região que podem ser desenvolvidas. Calvi acredita que há a possibilidade de os negócios locais saírem na frente de empresários de outros locais. “Qualquer investimento que vier de fora, qualquer hotel e restaurante vai levar mais de um ano”.

O prefeito destaca ainda que a obra foi ainda mais impactante por conta da crise sanitária. “Por causa da pandemia deu toda essa divulgação do Cristo”.

Para ele, a construção de um grande monumento, por uma comunidade pequena, passou uma mensagem de esperança ao mundo todo.

Acompanhe
nossas
redes sociais