Na noite de terça-feira, 27, foi realizada uma live para discutir os próximos passos para viabilizar a construção de uma ponte entre os municípios de Arroio do Meio e Colinas. Na reunião virtual foi debatida a necessidade de construção de uma ponte entre os dois municípios como rota alterativa para interligar a região do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha. O assunto recebeu ainda mais notoriedade após a explosão de um caminhão na BR-386 em Estrela no mês de março.
Após várias explanações, ficou estabelecido o mês de maio para ambas as prefeituras juntarem fotografias e documentações do ponto exato do projeto para marcar uma reunião com o Daer. “Em um primeiro momento vamos fazer um levantamento preliminar, expor e dar as diretrizes para acelerar esse processo e, em um segundo estágio, buscar recursos para formalizar esse investimento”, destacou o engenheiro civil do Daer, Richard Polo.
Com a queda da ponte na BR-386, rodovias que não registram fluxo intenso de veículos ficaram comprometidas com a situação, como é o caso da ERS-129, em Colinas. Segundo o prefeito do município, Sandro Herrmann, a rodovia sofreu desgastes e a administração vem trabalhando em sua recuperação.
O deputado Pedro Westphalen ressaltou que marcar uma reunião com o Daer é o caminho mais claro para evoluir toda essa questão. “Vejo o foco que se tem na importância dessa ponte, assim como na recuperação da ERS-129. É preciso fazer um planejamento estratégico regional para ver o que necessita ser feito. O projeto deve ser construído em cima dessas necessidades, além de ser importante para os municípios e desenvolvimento da região. Podemos estar dando um grande passo para a solução de um problema regional da mais alta gravidade”, frisou.
Participaram do encontro o prefeito Danilo Bruxel, de Arroio do Meio, o prefeito de Colinas, Sandro Herrmann, as vices-prefeitas de ambos os municípios, Adriana Meneghini Lermen e Regina Beatris Sulzbach, respectivamente, secretário de Administração de Arroio do Meio, Áurio Scherer, o deputado federal Pedro Westphalen e seu assessor, Rogério dos Santos, vereador de Colinas, Klaus Driemeier e engenheiro civil do Daer, Richard Polo. A reunião foi coordenada pelo ouvidor Luciano Rohde.