A confirmação de sete casos positivos de dengue em Lajeado ligou o sinal de alerta no município. As ações de visitas domiciliares, orientação da população e eliminação de depósitos com água parada serão reforçadas com a aplicação de inseticidas em pontos estratégicos, produto que chega nesta quarta-feira, 28, ao município.
Os casos confirmados estão localizados nos bairros Universitário, Alto do Parque, Campestre, Moinhos, Centro e São Bento. Outros dez casos seguem em análise.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, a ação tem como foco inicial os bairros em que residem as pessoas diagnosticadas com dengue. Depois a ideia é alcançar também locais onde já foram coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti.
“O inseticida será aplicado em pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, ferros velhos, depósitos de sucatas e materiais de construção. Esse tipo de inseticida é para matar o mosquito adulto. Ele fica sobre a superfície onde vai ser pulverizado e faz efeito por cerca de 15 a 20 dias. Quando o mosquito pousar nessa superfície, vai morrer”, explica Catiana.
A coordenadora ainda esclarece que o inseticida é utilizado somente em última instância, já que o produto é capaz de matar apenas o mosquito adulto e não as larvas.
“Utilizamos o inseticida somente em caso emergência. Porque não faz sentido deixar a larva do mosquito nascer, deixar ele virar adulto, para depois matar. Temos que matar já no estágio de larva, sem deixar água acumulada, para não ter a possibilidade dele nascer. Essa é a ação mais importante e cada um deve fazer a sua parte”, reforça Catiana.
Estrela e Cruzeiro do Sul confirmam primeiros casos
Estrela confirmou nesta terça-feira, 27, nove casos de dengue. São seis casos via exames coletados pela rede municipal de atendimento e três da rede particular. Outros quatro pacientes aguardam resposta do laboratório do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Lacen).
Em Cruzeiro do Sul também foi confirmado o primeiro caso. Há também dois casos suspeitos da doença. O município entrou em estado de alerta e adotará medidas preventivas ainda mais amplas para evitar um aumento na transmissão. Será feita uma vistoria num raio de 300 metros da residência e local de trabalho do caso confirmado e dos suspeitos, a fim de investigar a origem da contaminação. Também existem 12 pontos de monitoramento das larvas no Centro e bairros e que deverão ser ampliados.
Mais de 220 casos confirmados
Cidade com cenário mais grave, Bom Retiro do Sul registrou na última semana mais casos confirmados de dengue. São 229 casos notificados como positivos. De acordo com o município, equipes seguem na realização de ações como aplicação de inseticidas nos quarteirões próximos ao foco do mosquito encontrado no bairro São João, trabalho orientativo com os moradores e recolhimento de lixo e entulho pela secretaria de obras.
Municípios com casos confirmados
229 – Bom Retiro do Sul
9 – Estrela
7 – Lajeado
2 – Teutônia
1 – Cruzeiro do Sul
1 – Boqueirão do Leão
1 – Progresso