Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quarta-feira, 28, o articulador e organizador do Pro_Move de Lajeado, Albano Mayer, destacou o desenvolvimento do programa em meio à pandemia.
“A pandemia reduziu o impacto do movimento, mas ele seguiu acontecendo. Hoje são mais de 200 pessoas envolvidas e ativas que dedicam horas ao movimento e fazem frente aos eixos de inovação”, afirma. Atividades de pesquisas, movimentos de startups e aquecimento do ecossistema seguem ocorrendo mesmo em meio à pandemia.
Mayer explicou que a Agência de Desenvolvimento de Lajeado teve o nome trocado e passa a ser Agência de Desenvolvimento Local (Agil). “Ela se tornou local porque nesse momento a atuação é Lajeado e estamos arrancando a partir daqui, mas Lajeado é precursor do movimento no Vale do Taquari”, ressalta.
O contrato com o executivo que buscará investimentos para a agência deve ser assinado nos primeiros dias de meio. O profissional, que ainda não teve o nome divulgado, retorna a Lajeado, depois de já ter tido empresa incubada no Tecnovates.
Uma das propostas da Agil, conforme ele, poderia ter sido, em meio ao problema da explosão do caminhão-tanque sobre a ponte do Arroio Boa Vista, na BR-386, seria a busca por soluções.
“O Pro_move é específico de Lajeado, mas somos visitados constantemente por outras cidades para conhecer o processo. As pessoas nos enxergam como oportunidade de conhecer a metodologia que está sendo apresentada aqui”, enfatiza.
Além disso, Mayer falou sobre um contrato que deve ser assinado entre a Prefeitura para alavancar a inovação nos bairros de Lajeado.
Ouça a entrevista na íntegra