Nova integrante da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a lajeadense Gabriela Munhoz, 37, assumiu ontem a direção do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e do Teatro de Arena, no lugar de Jessé Oliveira, que passou a integrar a Secretaria de Cultura de Porto Alegre.
“Fiquei muito feliz com a oportunidade. É um grande desafio, mas uma possibilidade de dialogar com um número grande de pessoas da arte e da cultura do estado”, afirma Gabriela. Depois de viver por muitos anos no Rio de Janeiro, ela volta ao estado natal para compartilhar, também, sua trajetória e assume o cargo até o fim de 2022.
Segundo ela, o primeiro passo a ser tomado é conhecer o lugar e as pessoas, arregaçar as mangas e trabalhar a favor da arte e da cultura. “Quero chegar, fazer esse reconhecimento, entender onde posso contribuir, o que pode ser feito nesse tempo de pandemia. Temos, sim, muitas limitações, mas isso não significa que não há o que fazer. Me sinto muito desafiada a encontrar possibilidades nesse tempo”, destaca.
O trabalho de Gabriela vai continuar sendo guiado pela crença na empatia, no afeto das relações e no amor dela pela arte. “Eu venho dizendo que eu não vou desistir das pessoas e da arte, e agora com esse grande desafio eu afirmo isso com força, mais uma vez”.
Vivências com a arte
Gabriela é atriz formada na Universidade do Rio de Janeiro, cidade onde residiu por 16 anos. Em sua trajetória, apresenta uma extensa vivência como atriz em espetáculos teatrais, e algumas experiências no cinema e na televisão, sendo a mais recente em 2019, na novela Órfãos da Terra, obra premiada e vencedora do Emmy Internacional.
Ela também participa de um grupo de pesquisa em investigações na cena teatral chamado obediencia.art., com artistas de diversas localidades.
Como gestora de projetos nas áreas da arte e entretenimento, produziu shows, eventos, festivais, ações de marketing, gastronomia e arte. Gabriela é uma das idealizadoras do projeto Ecossistema ator|atriz, uma proposta de debates para pensar o ofício do artista através de imersões on-line que iniciou em meio à pandemia.