Foi confirmado nesta terça-feira, 27, o primeiro caso de dengue em Cruzeiro do Sul. Trata-se de um servidor público de 52 anos, que circula por todo o município. Há também dois casos suspeitos da doença.
Conforme a Secretaria de Saúde, ainda não há como precisar o local onde ele se contaminou. O município entrou em estado de alerta e adotará medidas preventivas ainda mais amplas para evitar um aumento na transmissão.
Será feita uma vistoria num raio de 300 metros da residência e local de trabalho dos casos confirmado e suspeitos, a fim de investigar a origem da contaminação. Também existem 12 pontos de monitoramento das larvas no Centro e bairros e que deverão ser ampliados.
Como forma de prevenção, o município reforça a necessidade da população realizar uma vistoria diária nas residências, além de manter cuidados como:
– Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
– Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis mantidas em ambiente que não acumule água;
– Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
– Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
– Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
– Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
– Lonas, aquários, bacias e brinquedos devem ficar longe da chuva;
– Cuidados especiais para as plantas que acumulam água como bromélias e espadas de São Jorge. A recomendação é que se coloque água somente na terra e não deixe em locais expostos a chuva, como em cemitérios.