O governador Eduardo Leite apresenta neste momento alterações no critério de distanciamento social. Em reunião com agentes políticos, detalha a justificativa dessa alteração. A estimativa é que um decreto seja publicado ainda nesta terça-feira, 27. O principal aspecto diz respeito à trava chamada de salvaguarda.
Trata-se do cálculo dos leitos livres divididos pelo total de pessoas com covid-19 internadas em UTIs. Isso é o que inviabiliza a retração à bandeira vermelha. Foi implantado no fim de janeiro, quando o RS mostrava alto dados de novas infecções, com potencial de alcançar o colapso no atendimento dos hospitais.
Esse critério voltará a ser suspenso e só entrará em vigor novamente se houver avanço da covid-19, com risco de esgotamento no número de leitos de UTI. Antes da publicação do decreto, o Estado fará uma análise jurídica para evitar que essa mudança seja levada para o judiciário.
Caso haja entendimento de que o novo decreto possa ser posto em prática e o Estado vá para bandeira vermelha, todas as regiões gaúchas terão possibilidade de organizar a reabertura das escolas.