“É importante lembrar que a privatização não é a solução de nenhum problema”

CORSAN

“É importante lembrar que a privatização não é a solução de nenhum problema”

Presidente da Famurs participou de entrevista no programa A Hora Bom Dia para falar sobre a venda da estatal que pode começar a ser votada nesta terça-feira e também sobre a volta às aulas

“É importante lembrar que a privatização não é a solução de nenhum problema”
Maneco Hassen (PT) hoje é candidato a deputado estadual (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, participou de entrevista no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta terça-feira, 27, para falar sobre a possível votação na Assembleia Legislativa para a privatização da Corsan e também sobre a retoma das aulas.

“É importante lembrar que a privatização não é a solução de nenhum problema”, comenta. Maneco lembra que os últimos cinco anos a empresa teve R$ 1,5 bilhão de superávit. “Uma pressa injustificável para tratar um tema que não é prioritário no momento”, diz.

Ele ressalta ainda que a Corsan dá lucro e presta serviço para dois terços da população gaúcha. “Ela precisa de melhorias de gestão, mas não em meio à pandemia”, complementa. O presidente da Famurs diz que foi feito um pedido aos deputados para uma pausa no processo para que questões relacionadas à pandemia fossem tratadas nesse momento. “Outra coisa que preocupa é que o estado está vendendo algo que não é dele.”

Há dois exemplos de privatização de abastecimento de água no Rio Grande do Sul. São Gabriel e Uruguaiana tem esse serviço terceirizado e possuem algo que não é comum. “Em São Gabriel foram três anos montando o projeto que já tem 12 anos. Já Uruguaiana foi o contrário, processo foi feito correndo e já se trocou três vezes a empresa que administra”, exemplifica.

A intenção para essa terça-feira é fazer com que a PEC 280/2019 seja retirada e outra é que seja feito um debate a cerca da privatização. Nessa semana, a Famurs organizou uma audiência pública entre os deputados e o presidente da Corsan, mas ele não apareceu.

Volta às aulas

O imbróglio a cerca da volta às aulas no Rio Grande do Sul deixa, mais uma vez, pais e estudantes no meio disso. “Todo mundo se preparou e organizou, mas o governador sabia da liminar e ontem [segunda-feira] essa decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça”, pontua Maneco.

Ele ressalta que foi um erro do Governo criar expectativa e esperança em parte da população gaúcha. “O governador poderia ter esperado até a quarta-feira, não tinha necessidade de afrontar o judiciário. Ele tentou dar um balão na justiça”, comenta.

Live da Famurs

A Famurs promove o seminário Novos Gestores 2021/2024. O evento ocorre na quarta, quinta e sexta-feira desta semana.

A abertura será na quarta-feira, a partir das 19h15min, com a temática “Liderança, gestão e desafios neste cenário de crise” com participação do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan e presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, com mediação de Luiz Carlos Reche e o presidente da Famurs, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco.

O seminário é gratuito e as inscrições devem ser feitas neste link.

Ouça a entrevista na íntegra

LEIA MAIS: Justiça mantém suspensas as atividades presenciais

Acompanhe
nossas
redes sociais