“A sociedade clama que o Fórum volte”

INTERRUPÇÃO DOS PROCESSOS FÍSICOS

“A sociedade clama que o Fórum volte”

Presidentes da subseção da OAB Lajeado e Estrela participaram de entrevista no Frente e Verso para falar sobre o fechamento dos fóruns e a interrupção dos prazos dos processos físicos

“A sociedade clama que o Fórum volte”
(Foto: Ana Carolina Becker)

A demora dos processos judiciais foi tema de entrevista entre o presidente da subseção da OAB de Lajeado, Alessandra Glufke e do presidente da subseção de Estrela, Rafael Godinho, no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta terça-feira, 27.

Há mais de um ano com os serviços suspensos, os processos físicos ficam sem andar, o que causa uma lentidão nos resultados. Tão pouco os processos digitais têm andado. “No ano passado o Tribunal de Justiça falou que haveria um mutirão de digitalização e a previsão é que as comarcas do Vale passariam por isso nesse segundo semestre, mas com o recesso do fim de ano e a bandeira preta que parou tudo novamente, isso não aconteceu”, comenta Alessandra.

Muitos dos processos físicos, conforme Godinho, estão sendo digitalizados pelos próprios advogados, mas ainda é necessário um servidor do fórum para dar seguimento ao documento. Em Estrela e Teutônia, por exemplo, apenas 40% dos processos são digitalizados.

Nos fóruns, apenas 25% dos colaboradores estão trabalhando. “Esses que estão lá não estão apenas para essa atividade, eles foram acrescidos com outras tarefas para suprir os que não está lá”, ressalta.

Alessandra comenta que o pedido da OAB é para a retomada das atividades, assim como o comércio. “Nós precisamos rever os protocolos, precisamos em bandeira preta conseguir trabalhar”, diz. Além disso, salienta que a população já possui consciência sobre a importância dos protocolos de segurança, por isso, julga que os serviços do fórum devem voltar até porque a população precisa desses atendimentos.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais