PSB inicia movimento para lançar Beto Albuquerque ao Piratini em 2022
Realizada no sábado (24), uma reunião virtual do diretório estadual do PSB deu o pontapé inicial na pré-candidatura do ex-deputado Beto Albuquerque a governador. O presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, participou da discussão, que durou quase cinco horas.
Terceiro colocado na eleição para o Senado em 2018, Beto se disse honrado com o chamado, mas pediu que o PSB “cumpra algumas tarefas” para viabilizar a candidatura. Entre elas, está dialogar com outros partidos políticos e garantir que a campanha seja estruturada no Estado.
Outro elemento decisivo para a candidatura de Beto será a postura do PSB na eleição nacional. Recentemente, dirigentes do partido se reuniram com o ex-presidente Lula, que deve buscar apoio do partido para tentar voltar à presidência. Beto, entretanto, sustenta que o PSB deve lançar candidato próprio e “ter protagonismo” no debate nacional.
Mais da metade dos brasileiros quer comprar presentes no Dia das Mães
Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada com consumidores de todo o país, aponta que 58,6% dos brasileiros pretendem dar presentes no Dia das Mães. Os itens mais citados são os de calçados e vestuários, com a preferência de 65,2% dos brasileiros. Os perfumes e cosméticos foram mencionados por 53,9%. Os móveis e eletrodomésticos são uma opção para 49,5% dos consumidores brasileiros. Ganharam espaço nas preferências as cestas de café da manhã (18,6%) e delivery de refeições (11,3%).
Novo marco para ferrovias promete destravar R$ 25 bilhões em investimentos
A aguardada aprovação, pelo Congresso, de um novo regime de operação de ferrovias no Brasil tem potencial para destravar projetos e deslanchar ao menos R$ 25 bilhões em investimentos. Seriam trechos ferroviários construídos do zero por empresas que têm interesse em ligar novos destinos e baratear o custo do transporte de cargas.
A proposta é uma das prioridades do Executivo no Senado. O texto permite que ferrovias sejam construídas sem um processo concorrencial, mas por meio do regime de autorização. Hoje, a operação do modal por empresas precisa passar por uma licitação, que resulta na concessão. Esse formato continuará existindo, e a escolha do regime vai depender do modelo de negócio.
O projeto de lei está em discussão no Senado desde 2018. A previsão é que ele seja aprovado nos próximos meses e siga para análise da Câmara.
Brasil fecha 2020 entre os maiores recicladores de latas de alumínio
O Brasil fechou 2020 como um dos principais líderes mundiais em reciclagem de latas de alumínio. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o país obteve um índice de reciclagem de 97,4%.
O desempenho do setor em 2020 manteve-se satisfatório, mesmo em um cenário de pandemia, com a interrupção de atividades de coleta seletiva em diversos municípios e a suspensão do trabalho de cooperativas e catadores. A reciclagem de produtos é uma referência de economia circular no Brasil e no mundo, com a renovação infinita da embalagem.
De acordo com a Abralatas, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020 foram quase 32 bilhões de latas consumidas no Brasil.
Anvisa avalia pedidos de importação da vacina Sputnik V
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marcou para hoje (26), às 18h, uma reunião extraordinária da diretoria colegiada para avaliar os pedidos de estados e municípios para importação da vacina Sputnik V, usada na imunização contra a covid-19. O imunizante é produzido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.
A reunião de deliberação foi marcada dentro do prazo estipulado pela lei e de acordo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que determinou a análise da questão dentro do prazo de 30 dias.
Brasil registra 1.305 mortes por covid-19 em 24 horas
O Brasil registrou 1.305 óbitos por covid-19 em 24 horas, conforme dados divulgados no início da noite deste domingo pelo Ministério da Saúde. O total de mortos pela doença no país, desde o início da pandemia, chega a 390.797. O Rio Grande do Sul registrou 44 óbitos. O total de mortos pela doença chega a 24.196. A Secretaria de Saúde informou um óbito entre moradores do Vale do Taquari, neste domingo, elevando para 694 os óbitos reconhecidos pelo Estado na região.
Tribunal de Justiça julgará retorno às aulas presenciais nesta segunda-feira
O Judiciário, que reafirmou a proibição das aulas presencias neste domingo (25), julgará em segundo grau, às 18h desta segunda-feira (26), pedido do Executivo para retomada.
Uma decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre — a mesma que determinou a suspensão das aulas há dois meses — reafirmou que as atividades não podem ocorrer durante a vigência da bandeira preta, ainda que o Estado tenha editado novo decreto.
Na sequência, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que representa o governo, foi ao Tribunal de Justiça pedir uma manifestação no sentido de que a volta ao ensino presencial não viola a determinação de primeiro grau. O desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira não atendeu à solicitação.
Paralelamente, o Ministério Público (MP) também foi ao TJ tentar reverter a suspensão das aulas. Outro desembargador, Luiz Felipe Silveira Difini, no entanto, manteve a decisão da juíza de primeiro grau e afirmou ser necessário aguardar o julgamento que ocorrerá nesta segunda.