Mesmo com a decisão da juíza Cristina Luisa Marquesan da Silva em manter a liminar que suspende a volta das aulas presenciais, mais dois municípios da região confirmaram o retorno dos alunos às escolas nesta segunda-feira.
É o caso de Encantado e Estrela. Eles se juntam a Lajeado, que confirmou a manutenção do cronograma de retorno das atividades de educação presencial ainda na tarde de domingo, em vídeo divulgado pelo prefeito Marcelo Caumo.
Em nota nas redes sociais, o governo de Estrela destaca que a “rede municipal organizou-se para o retorno, no que diz respeito aos protocolos do covid-19 e de higiene”. Afirma ainda “que todas as famílias foram comunicadas e estão mobilizadas para o retorno”.
Outro ponto enaltecido pelo governo estrelense é o decreto do governo estadual que permite 50% de lotação nas salas de aula.
Encantado possui argumentos semelhantes. Em nota encaminhada à imprensa, a administração destaca que preparou-se para o retorno das aulas presenciais no ensino infantil já nesta segunda-feira e ensino fundamental, nos 1º e 2º anos, para a quarta-feira.
“Assim, por impossibilidades na desmobilização da estrutura e comunicação das famílias, pois muitas não possuem acesso à internet, ficam mantidas as aulas presenciais programadas para segunda-feira”.
O município finaliza a nota afirmando que “respeita decisões judiciais”, entretanto neste caso receberá os alunos das séries infantis.