Teutônia não terá Drive-thru em função da baixa quantidade de vacinas

SEM IMUNIZAÇÃO NO SÁBADO

Teutônia não terá Drive-thru em função da baixa quantidade de vacinas

Ministério da Saúde não enviou doses suficientes para a 2ª aplicação da vacina. Município não recebeu também quantitativo para a 1ª dose

Teutônia não terá Drive-thru em função da baixa quantidade de vacinas
(Foto: Diego Silva)
Teutônia

O município de Teutônia informa que receberá apenas 215 doses para aplicação da 2ª dose e nenhum quantitativo para 1ª, ou seja, o Ministério da Saúde não enviou doses suficientes para vacinar com a 2ª dose as pessoas que estão completando o intervalo mínimo de 28 dias da 1ª aplicação.

Em função disso, não haverá drive-thru neste sábado, dia 24. Os postos de saúde entrarão em contato com as pessoas que já completaram os 28 dias para agendar a aplicação, de acordo com a data de realização da 1ª dose, pois não foi recebido quantitativo suficiente para todos.

Por que está faltando vacinas?

Cada frasco deveria conter 10 doses, porém, o município tem recebido cerca de 9 a 9,5 doses, o que causa uma perda de 10% a cada frasco. O problema começou a partir do recebimento da 7ª remessa, e hoje impacta na falta de aproximadamente 500 doses de vacinas. O município relatou a situação à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) desde o primeiro dia que perceberam a insuficiência de doses e, juntamente com os demais municípios da região, solicita a reposição por parte do Governo Federal.

Este é o principal motivo para a falta de vacinas para aplicação da 2ª dose. Além disso, o Governo Federal não enviou doses suficientes para cobrir o quantitativo de pessoas que precisam receber a 2°dose nos próximos dias. A Secretaria de Saúde está preparada para aplicação dessas doses, assim que receber as vacinas.

A Administração Municipal destaca que Teutônia segue rigorosamente as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, sendo que todas as doses estão sendo aplicadas de acordo com as normativas do Ministério da Saúde.

Em função disso, esclarece que não foi orientada a reserva de vacinas para aplicação em 2ª dose, pois deveria haver produção para atender a demanda. Outro esclarecimento é de que não é possível utilizar as doses recebidas para aplicação em 1ª dose em aplicação na 2ª dose, pois é preciso observar laboratório e lote de produção, portanto, é necessário aguardar o quantitativo específico e a a reposição das doses faltantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais