Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta sexta-feira, 23, o secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, destacou sobre a proposta do Congresso de cortes no Pronaf.
Segundo ele, a expectativa é que essa proposta não avance e os cortes não ocorram. A resposta deve sair ainda nesta sexta-feira. “Esperamos que haja uma reversão e nossa expectativa é que haja reversão porque não tem lógica mexer em um programa de crédito tão importante”, diz.
O programa é uma forma de auxiliar, por meio de juros baixos, os agricultores. “Esperamos continuar elevando os recursos em vez de diminuir”, pontua. Com a proposta, haveria uma redução de 33% nos recursos do Pronat, uma queda de R$ 1,5 milhão a menos de contratos por ano, o que afetaria cerca de 500 mil agricultores.
“Esse tema preocupa a humanidade”
Durante a entrevista, Schwanke também falou sobre a participação do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima. Na ocasião, destacou que além dos problemas enfrentados pelo país e, muitas vezes, expostos na espera internacional, há também muitos países que temem com o Brasil devido à potência agropecuária.
“Nós aqui sempre declaramos que somos contrários ao desmatamento ilegal porque fere a legislação e prejudica todo um setor”, comenta. Além disso, lembra que existe essa preocupação com o desmatamento e também com as questões relacionadas a mudança climática, tema que não sai mais da pauta do Ministério da Agricultura.