Há 43 anos no ramo, a Bald Topografia viu a medicação de áreas se aperfeiçoar por meio dos aparelhos tecnológicos. Na manhã desta quinta-feira, 22, o arquiteto e urbanista, sócio-diretor da Bald Topografia, Rodrigo Bald, participou de entrevista no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, pra falar sobre a trajetória da empresa.
Empresa familiar de Lajeado, ele recorda que no início as medições eram feitas com taquaras e ao longo dos anos, os métodos foram sendo aprimorados. Hoje o sistema RTK é utilizado, mais aprimorado que o drone, o método usa um sistema de GPS com sinal de satélite e um aparelho fixo na propriedade para fazer as medições. “É instantâneo, no momento que faço a leitura do ponto, já consigo produzir na hora a medicação”, diz.
O serviço, que antes era 60% realizado no campo, hoje representa 10% no campo e restante no escritório. O que contribui é o fato da digitalização dos processos. Uma das únicas prefeituras do Vale do Taquari que possui todo o processo de envio dos documentos relacionados a medicação de forma on-line é a de Santa Clara do Sul.
Ouça a entrevista na íntegra