Com sede no município de Sarandi, no norte do Rio Grande do Sul, a Finger Móveis Planejados possui uma tradição de 43 anos no mercado e está presente em mais de 100 cidades pelo país com suas lojas showroom, incluindo Lajeado.
O diretor Edson Finger participou do programa A Hora Bom Dia na manhã desta quarta-feira, 21, na Rádio A Hora 102,9, e falou sobre as origens, a trajetória de mais de quatro décadas e o futuro da empresa do ramo de móveis.
Conforme Finger, a empresa foi fundada em abril de 1978 por seu pai, que por muitos anos foi funcionário de uma indústria moveleira. “Ele sempre teve uma visão empreendedora. E hoje continua atuante na empresa, diariamente, cuidando dos detalhes. Ele é muito preocupado com a qualidade do processo produtivo”, destaca.
Atualmente, a Finger Móveis Planejados conta com 260 colaboradores e gera, ainda, cerca de 50 empregos indiretos. A empresa exporta produtos para seis países: Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Portugal e Estados Unidos, que é para onde vai o maior volume.
“O Brasil tem um ponto forte que é a produção da madeira, que faz parte do setor do agronegócio. Somos celeiros nessa parte. E outros países têm uma dificuldade maior nesse item dentro do nosso segmento. A exportação é menos competitiva que o próprio mercado interno. Atuamos de forma mais direta junto à construtora, onde elas compram o edifício inteiro. Assim, temos uma competitividade menos agressiva do que no mercado interno”, explica.
Atuação na pandemia
No começo da pandemia, a fábrica da Finger Móveis Planejados chegou a interromper sua produção por duas semanas. Conforme Finger, foi uma medida preventiva, mas a empresa buscou, desde o início, tranquilizar seus funcionários.
“O início da pandemia gerou um choque para todo mundo. Busquei transferir uma certa tranquilidade a todos. Interrompemos a produção por duas semanas, devido ao pânico que se instalou. Olhando para o passado, entendo que isso foi desnecessário, mas queríamos tranquilizar as pessoas. E a empresa se preparou muito bem para retomar as atividades de forma segura”, comenta.
Em Lajeado
Uma das lojas onde a Finger está presente no país fica sediada em Lajeado, numa parceria que já dura quatro anos com a Mari Perin. A empresária esteve presente no estúdio nesta manhã, acompanhada do marido Márcio Dick, e ambos destacaram o sucesso do empreendimento neste período.
OUÇA A ENTREVISTA