Região tem 28 cidades infestadas pelo Aedes aegypti

alerta ao vale

Região tem 28 cidades infestadas pelo Aedes aegypti

Situação mais crítica é em Bom Retiro do Sul, com 40 casos confirmados de dengue. Em Lajeado, número de casos suspeitos cresce e momento exige cuidados redobrados

Região tem 28 cidades infestadas pelo Aedes aegypti
Agentes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde aplicam produto para pulverizar focos do mosquito em Bom Retiro. Cidade tem ao menos 40 casos / Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Aumenta a preocupação na região com o surgimento de novos casos suspeitos de dengue. Além de enfrentar uma pandemia, os municípios se desdobram também para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Somente na área de cobertura da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), 28 municípios são considerados infestados pelo Aedes, segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). O informativo epidemiológico mais recente foi divulgado na última semana, considerando o período de 4 a 14 de abril.

A situação mais crítica é em Bom Retiro do Sul, que contabiliza 40casos confirmados da doença. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a grande maioria dos exames positivos são de pessoas que moram próximas a um antigo frigorífico, no bairro São João. Naquele local, foram encontrados diversos focos de proliferação do mosquito.

Nesta semana, a secretaria e o Cevs iniciaram a aplicação de uma substância de controle pelos bairros da cidade, ampliando as ações de combate ao mosquito.

O trabalho consiste na utilização de equipamentos de pulverização para espalhar o produto. Por meio de uma máquina acoplada a uma camionete, é feito o borrifamento do composto químico nas áreas onde foram identificados casos de dengue.

O bairro São João foi o primeiro a receber a aplicação do produto. O trabalho terá continuidade durante a semana, em outros bairros, sempre no começo da manhã e no fim da tarde, períodos em que o mosquito está mais ativo.

Mais casos suspeitos

Lajeado viu mais do que triplicar o número de casos suspeitos de dengue no município nos últimos dias, fazendo a Vigilância Ambiental entrar em estado de alerta. Inicialmente, houve quatro notificações, sendo que três foram descartados após a realização do teste rápido.

Nesta semana, foram notificados mais 13 casos suspeitos da doença, identificados nos bairros Alto do Parque, Campestre, Centenário, Centro, Conservas, Jardim do Cedro, Moinhos D’Água, São Cristóvão e Universitário.
Com isso, desde o começo do ano, o município contabiliza 20 casos suspeitos de dengue, sendo que seis foram descartados e 14 continuam sob investigação.

A Vigilância Ambiental, desde a semana passada, intensifica as ações na tentativa de conter a proliferação do Aedes aegypti.

Acompanhe
nossas
redes sociais