Como surgiu a ideia de fazer a biblioteca itinerante no freezer?
Um filósofo disse certa vez que “nada se cria, tudo se copia”. O que fizemos foi trazer isso para a nossa realidade, pois esse projeto que estamos implantando não é uma coisa nova. Outras comunidades fizeram de maneira diferente, e nós procuramos fazer do nosso jeito. Passamos a idealizá-la porque vimos algo parecido feito pela Biblioteca Municipal de Lajeado, de colocar livros nas paradas de ônibus. Isso nos estimulou e levamos para a nossa escola.
Por que optaram por um freezer para guardar os livros?
Ouvimos que isso acontecia em outros lugares, levamos a discussão para a equipe diretiva e pensamos: vamos procurar um freezer usado. Encontramos na Refrigeração Baldissera, aqui do município. A esposa do proprietário é professora nossa, se engajou, pintou e ajudou a customizar o freezer. Fizemos um símbolo que representasse a nossa escola. Deixamos os livros em forma de presente, para ser olhado, e estimular a retirada, a ida para casa. Ele fica na rua Coronel Melo, próximo à antiga rodoviária e à Farmácia ValeMais, que é nossa parceira, ajudando a cuidar.
Qual a estratégia para atrair leitores?
Ele fica fechado, pois isso faz parte do nosso objetivo, que é aguçar a curiosidade das pessoas. Elas param, olham, abrem o freezer e se deparam com os livros. E também pensamos muito no momento que vivemos. Colocamos na porta interna tipo uma bula, que dá dicas de como proceder. E deixamos um pote de álcool em gel dentro do freezer. Queremos que seja um espaço limpo, agradável. A pessoa escolhe o livro do teu agrado, pode levar para casa e ler. Mas é importante observar os protocolos de higiene. Tem que ter cuidado com a vida e fazer a sua parte. Nos preocupamos com esses detalhes.
As pessoas estão retirando os livros?
Sim. Recentemente, fomos abastecer o freezer pela segunda vez, devido à retirada desses livros por pessoas da comunidade. E elas postam depois nas redes sociais, falando sobre a felicidade de ter encontrado aquele livro e estarem lendo ele. Estamos muito contentes, pois nosso objetivo está sendo alcançado. E vamos levar adiante o projeto, enquanto a comunidade seguir demonstrando interesse.
Como ajudar o projeto de vocês?
Os interessados podem nos procurar, tanto a equipe diretiva da escola quanto da biblioteca. Aceitamos doações para aumentar o nosso acervo.