Diante da sinalização do governo estadual de abrir concorrência para concessões de rodovias estaduais neste ano, Heineck vê com urgência a consolidação de uma posição única das principais demandas logísticas do Vale do Taquari.
O economista esteve no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, nesta terça-feira, 21, e comentou alternativas para melhorar o fluxo de cargas e trânsito da comunidade regional.
“A CIC juntamente com o Codevat está conversando essa questão porque ela casa com a concessão. E antes de sair o pacote, temos que mostrar a demanda regional”, defende.
Ardêmio ainda comenta as vantagens da instalação de uma anel viário, desde Cruzeiro do Sul, que encurte o tempo levado até o Porto de Estrela. Para Ardêmio, os Executivos de Estrela e Lajeado devem liderar os movimentos para a instauração de uma ponte entre os municípios.
Potencial turístico
O economista acredita que a duplicação da RSC-453, para além de promover um melhor transporte de cargas, possibilitará um deslocamento maior de turistas.
“Essa Rota do Sol, saí em Terra de Areia e vai lá na BR-101, olha o fluxo de turista que isso oportuniza. A via por si, é um passeio bonito”,
Ele acrescenta que o Cristo Protetor de Encantado pode ser o grande propulsor da demanda turística.
“Nós estamos há 20 anos falando sobre o potencial turístico do Vale e nunca tivemos algo que de fato alavancasse”.
Ardêmio Heineck ainda acredita que o limite de velocidade das rodovias estaduais deveriam ser mais flexíveis.
“Dentro do Daer, há uma visão obsoleta sobre limite de velocidade e tecnologia que os automóveis hoje são dotados”.
Confira a entrevista na íntegra: