Com o objetivo de aumentar a sensação de segurança de quem tiver a sua propriedade fiscalizada para verificar a presença do mosquito da dengue, a Prefeitura de Lajeado por meio da equipe de Vigilância Ambiental, está divulgando fotografias dos Agentes de Combate a Endemias.
Estes profissionais realizam visitas domiciliares a fim de identificar possíveis focos do Aedes aegypti e também promover a mobilização social para que a comunidade saiba como proceder para a eliminação dos criadouros potenciais do mosquito. Ao chegar na propriedade, muitas vezes os agentes enfrentam resistência dos proprietários, que entendem que o documento de identificação não basta para dar a permissão.
“Acreditamos que, ao divulgar as fotos da nossa equipe de campo, estaremos ajudando a identificar os funcionários públicos e a comunidade poderá ter mais segurança para saber se o profissional é da Prefeitura. Para fazer o trabalho de verificação dos focos do mosquito, precisamos entrar na casa das pessoas, e para isso é
importante que elas se sintam seguras e saibam quem são as pessoas que estão autorizadas a fazer isso”, explica Catiana Lanius, coordenadora da Vigilância Ambiental, setor da Secretaria Municipal da Saúde.
Em 2021, já foram encontrados 125 focos de Aedes aegypti nas visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias de Lajeado. Em Lajeado, sete agentes realizam visitas em todos os bairros da cidade.
Nas visitas domiciliares, caso o morador não reconheça o agente, ele poderá conferir se ele faz parte da Vigilância Ambiental por meio das fotos abaixo. Veja as fotos de quem faz parte da equipe de visitas: Beno Binsfeld, Francieli Cristina da Rosa, Gessi Costa Ghilardi, Ismael Labres, Jane Delazeri, Melina Cé Tombini e Schelbia Fontana.
Leia mais em: Lajeado identifica 13 novos casos suspeitos de dengue