O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) abriu inscrições para mais de 1,2 mil vagas em processo seletivo para ingresso em cursos técnicos e superiores da instituição. Destas, 35 são oferecidas para o curso técnico em Administração e 40 para a graduação de Tecnologia em Processos Gerenciais do campus de Lajeado.
Enquanto o IFSul estiver com as atividades presenciais suspensas, as aulas dos cursos presenciais da instituição seguirão sendo realizadas de forma remota. A data de início das aulas será estabelecida de acordo com calendário acadêmico aprovado em cada campus. Mais informações podem ser obtidas nos editais.
Cursos técnicos
A seleção para os cursos técnicos será realizada por meio de sorteio eletrônico, que contará com transmissão ao vivo prevista para o dia 14 de maio, às 14h. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição.
Forma integrada – Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma integrada somente os candidatos que comprovarem conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, na data da matrícula.
Forma subsequente – Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma subsequente os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo.
Cursos superiores
Para os cursos superiores, o sistema utilizará para classificação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, 2019 ou 2020. Para efeitos de classificação, o candidato deverá informar no momento da inscrição, a partir de sua livre escolha, o ano da edição do Enem que deseja utilizar. De acordo com o edital, o resultado deverá ser publicado a partir do dia 21 de maio. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição. Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos superiores os candidatos que possuam o Ensino Médio completo.
Sistemas de ingresso – Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.