A falta de medicamentos do chamado kit intubação preocupa hospitais da região e de todo o estado. Para aliviar o cenário, mesmo que por poucos dias, uma remessa com 123,8 mil ampolas é distribuída nesta terça-feira, 20, a 62 hospitais em 47 municípios gaúchos. No Vale, hospitais de Lajeado, Estrela e Taquari são beneficiados.
O diretor administrativo do Hospital São José, de Taquari, Élcio Callegaro, quando questionado sobre o atual panorama de suprimentos no hospital, define a situação como preocupante.
“Está caótico, nunca vi uma situação tão horrível. Temos dinheiro, mas não temos de quem comprar esses medicamentos. É muito triste saber que chegamos a esse ponto. As distribuidoras não têm mais medicamentos. Felizmente vamos receber amanhã (hoje) mais. Nesse momento temos estoque para até no máximo quarta-feira. Se não recebêssemos, estaríamos encaminhando ao prefeito a situação, pedindo para onde deveríamos transferir nossos pacientes”, desabafa Callegaro.
De acordo com o diretor administrativo, a remessa que chega hoje deve durar até o início da próxima semana, de acordo com a média diária de consumo registrada nos atendimentos do hospital.
Aquém do necessário
O Hospital de Estrela também será beneficiado com os medicamentos do kit intubação. A demanda de pacientes infectados com o coronavírus está em uma situação mais tranquila nas últimas duas semanas, segundo o próprio hospital. Mas o baixo nível do estoque preocupa.
“A vinda dessas medicações serve como um auxílio importante para as instituições de saúde, no entanto as medicações recebidas pelo Hospital Estrela são insuficientes para as demandas dos pacientes acometidos pela covid-19. Estamos conseguindo manter a sustentabilidade quanto às medicações do kit intubação pois fazemos parte de uma rede de saúde de cinco hospitais que se entreajudam”, informou o hospital Estrela.
O que é o kit intubação?
O kit intubação é um conjunto de medicações essenciais para iniciar e manter o processo de intubação de uma pessoa. Ele é composto por três classes de medicamentos: os analgésicos, para aliviar as dores; os hipnóticos, para manter o paciente sedado; e os bloqueadores neuromusculares, para que ele não tenha nenhuma resposta muscular em todo o processo de intubação.
Os medicamentos recebidos e distribuídos pelo Estado são Fentanila (analgésico), Propofol (anestésico), Midazolam (sedativo) e Cisatracúrio (bloqueador neuromuscular).
Medicamentos por hospital
Hospital de Estrela
• Cisatracúrio: 350 ampolas
Hospital Bruno Born
• Cisatracúrio: 1.350 ampolas
• Midazolam: 1.900 ampolas
Hospital São José
• Cisatracúrio: 300 ampolas
• Fentanila: 142 ampolas
• Midazolam: 750 ampolas
• Propofol: 640 ampolas