“A mandala é a representação do que vem de dentro”

Abre aspas

“A mandala é a representação do que vem de dentro”

Moradora de Arroio do Meio, Betina Röhsler Bersch, 34, é terapeuta holística. Desde 2018 faz mandalas como forma de autoconhecimento e, no ano passado, começou a criar mandalas intuitivas alinhadas às técnicas de ThetaHealing, Cromoterapia e Cristaloterapia.

“A mandala é a representação do que vem de dentro”
(Foto: Arquivo Pessoal)
Vale do Taquari

Conte como começou a produção de mandalas durante a pandemia.
No início da pandemia, dei a ideia para minha madrinha de criar mandalas em crochê, já que ela adorava fazer crochê e sempre ficava encantada com as mandalas que eu criava. Comprei os bastidores e as linhas pra ela. Mostrei algumas fotos e alguns modelos. Na hora, ela topou a ideia, com um pouco de receio de não conseguir fazer, mas, com o tempo, ela foi desenvolvendo uma ligação com as mandalas e deixando fluir sem se cobrar a perfeição e o resultado está aí: mandalas extremamente maravilhosas e uma completamente diferente da outra.

Qual o significado da mandala e qual a importância de ter uma?
Jung já dizia que a mandala é um círculo mágico que representa, de uma forma simbólica, a nossa busca pelo eu interior em sua totalidade. Pra mim, a mandala é a representação do que vem de dentro. Fazer uma mandala significa, pra mim, liberdade de expressão, liberdade de pôr pra fora, de transbordar o que vem de dentro. Ela ajuda na busca do autoconhecimento.

As mandalas podem lhe ajudar de diversas formas além do autoconhecimento. Podem tranquilizar a sua mente em meio a uma meditação, ativar sua criatividade em um ambiente de trabalho, deixar seu lar mais harmonioso, vibrar proteção para sua casa, vibrar mais amor, vitalidade, saúde, prosperidade e tudo que você desejar para sua vida. A forma como ela vai lhe ajudar depende da intenção que colocamos na mandala na hora de deixá-la fluir.

Você comercializa o produto e, além disso, energiza?
Sim, comercializamos as mandalas tanto em papel (feitas por mim) quanto em crochê (feitas pela minha madrinha). Ambas são energizadas com cristais. A escolha do cristal e da cor da mandala é feita a partir da conexão através da técnica do ThetaHealing, que faço com a pessoa que vai ganhar a mandala. É dessa conexão que surgem as cores e os cristais que vou utilizar para deixar fluir a mandala. Esse processo é feito tanto para as mandalas em crochê quanto para as mandalas em papel. A energização é feita com a intenção que sinto que a pessoa esteja precisando na vida ou com a intenção que ela desejar.

Mesmo durante a pandemia e os desafios impostos por ela, você e sua madrinha conseguiram empreender?
A ideia inicial não era comercializar as mandalas, mas sim propor algo diferente para minha madrinha fazer, já que ela é do grupo de risco e precisaria ficar mais em casa em isolamento. Mas o resultado foi tão maravilhoso que achamos que essas mandalas deveriam ser espalhadas por aí, pois foram feitas com muito amor e acreditamos que o amor é a cura para o mundo. E daí, no mês de março, surgiu a ideia de colocá-las à venda e hoje até aceitamos encomendas.

Acompanhe
nossas
redes sociais