A imprensa estadual está de luto. Nas redes sociais, o Informativo do Vale noticiou a morte do fundador do diário lajeadense, Oswaldo Carlos van Leeuwen, aos 90 anos.
“Fundador do diário e visionário da comunicação no Vale do Taquari e no Estado, ele deixa um legado que teremos a honra de levar adiante. Hoje, a comunicação perdeu um grande nome. Um grande homem”, destacou nota de O Informativo no Vale.
Van Leeuwen nasceu em Tainhas, distrito de São Francisco de Paula, em 23 de abril de 1930. Para desenvolver os estudos dos filhos, a família se mudou para Nova Petrópolis anos depois.
Em entrevista para O Informativo do Vale há 11 meses, Van Leeuwen contou a trajetória profissional. Conforme ele, o sonho do pai era vê-lo médico, entretanto acabou optando pela comunicação.
Chegou a região para atuar na Rádio Independente. Em maio de 1970, ele fundou o jornal O Informativo do Vale, em Lajado.
Além de O Informativo do Vale, ele também fundou o O Informativo de Arroio do Meio, O Informativo de Teutônia, O Alto Taquari de Arroio do Meio, Nova Geração de Estrela e Rio Vale de Santa Cruz do Sul.
Van Leeuwen também instituiu uma fundação que leva o seu nome, foi presidente do Esporte Clube Estrela, foi membro da comissão de obras do prédio da Fates e sócio-fundador da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI).
Faz dias, ele estava internado no Hospital Bruno Born (HBB) em função de um câncer.
Atos fúnebres
O velório ocorre nesta segunda-feira, até as 16h30min, nas capelas ecumênicas da Funerária Huwe, sala B, na rua Benjamin Constant, 4180, no bairro Montanha. Posteriormente, o corpo será cremado no Crematório e Cemitério Ecumênico Cristo Rei, em São Leopoldo.