“Eu convivi mais com o seu Oswaldo do que com a minha própria família”. A afirmação é da jornalista esportiva do jornal O Informativo do Vale, Helena Baségio, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta segunda-feira, 19. Momento em que o Vale do Taquari perde um ícone para a comunicação, Oswaldo Carlos van Leeuwen, aos 90 anos.
Helena teve a oportunidade de conviver 39 anos com Leeuwen no jornal. “Costumo definir ele como um homem que nunca fechou a porta da sala dele para ninguém, não importava quem fosse”, diz.
A profissional destaca que ele era um visionário que sempre tinha boas ideias. Com carinho, lembra da última vez que foi visitá-lo: “Ele estava com um bloco e uma caneta me dizendo que estava cheio de ideias para quando voltasse”.
Figura que contribuiu, conforme ela, para o crescimento do Vale do Taquari. “É um legado que começou com tudo muito precário, mas teve crescimento e uma participação em todo o Rio Grande do Sul. Sempre destaco que ele tinha um talento e capacidade para descobrir as pessoas, de fazer e entender”, observa.
Atos fúnebres
O velório ocorre nesta segunda-feira, até as 16h30min, nas capelas ecumênicas da Funerária Huwe, sala B, na rua Benjamin Constant, 4180, no bairro Montanha. Posteriormente, o corpo será cremado no Crematório e Cemitério Ecumênico Cristo Rei, em São Leopoldo.
Ouça a entrevista de Helena na íntegra