Exame laboratorial confirmou na manhã desta segunda-feira, 19, o primeiro caso positivo para dengue em Boqueirão do Leão. O paciente é um homem de 32 anos, que buscou atendimento médico após sintomas, como: febre, fadiga e mal-estar.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, trata-se de um caso isolado, sem outras suspeitas para a doença. Agentes comunitários realizam ação para delimitação de foco.
“O paciente infectado pelo vírus da dengue mora no centro, mas possui um terreno em área rural. Será feita uma varredura num raio de 300 metros para localizar larvas de mosquito e encaminhar para análise”, explica o fiscal sanitário Rodrigo Pontin.
Ainda conforme Pontin, a pessoa infectada não viajou nas últimas semanas, o que aumenta a possibilidade de infecção local pelo mosquito Aedes aegypti. “Nas armadilhas monitoradas semanalmente não identificados larvas do mosquito transmissor da dengue e outras doenças. Agora, nossa prioridade será averiguar esse imóvel rural”, ressalta o fiscal.
Também na microrregião alta do Vale, em Progresso, há um caso suspeito de dengue. A Secretaria de Saúde aguarda resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen).
LEIA MAIS: