Brasil registra 1.657 mortes pela covid-19
O Brasil registrou mais 1.657 mortes pela covid-19 em 24 horas, de acordo com atualização do Ministério da Saúde feita neste domingo. Com esses novos óbitos, o número de vítimas fatais da doença chegou a 373.335. No Rio Grande do Sul, foram registradas 71 mortes novas mortes. O total de vítimas da doença em território gaúcho é de 23.192. A Secretaria de Saúde informou um óbito entre municípios do Vale do Taquari, neste domingo, chegando a 669 óbitos reconhecidos pelo Estado na região.
RS tem 604 obras abandonadas em escolas e creches
Em um cenário de desafios na área da educação, que ganhou evidência com a pandemia, o Rio Grande do Sul acumula 604 obras com repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abandonadas há anos, metade delas de iniciativas municipais. Esse montante agrupa construções canceladas, paralisadas e inacabadas, conforme dados extraídos do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec). O FNDE é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
No Brasil, há 8.904 projetos abandonados, sendo que os 604 do RS representam 6,8% do total. Entre os empreendimentos, estão intervenções complexas, como construção de escolas de educação básica e de educação infantil, e de melhorias, como cobertura de quadras e ampliações de espaços das instituições. Problemas com repasses, dificuldades em contratos com construtoras e trocas de gestões estão entre os motivos que ajudam a explicar o cenário.
Paulo Paim defende a quebra de patente da vacina de covid
O senador gaúcho Paulo Paim (PT) diz que tem trabalhado dia e noite para aprovar o projeto da “quebra da patente” da vacina contra a Covid-19. A proposta de sua autoria, pronta para ir à votação no Senado, permite que os laboratórios brasileiros produzam milhares de imunizantes desenvolvidos por grandes farmacêuticas – pagando apenas os royalties pela fórmula.
Conforme o senador, o setor agropecuário do País conseguiria produzir até 400 milhões de doses das vacinas contra o coronavírus, visto que possui laboratórios de excelência, onde são produzidos milhões de vacinas para o gado todos os anos.
A suspensão da patente das vacinas – o termo oficial é “Licença Compulsória de Patentes” – quase foi à votação na semana passada no Senado. Na avaliação do petista, o texto não foi apreciado devido à pressão do “maior e mais bem organizado lobby do planeta”: o da indústria farmacêutica.
Setor energético terá investimentos de R$ 3 trilhões até 2030, diz ministro
O setor energético brasileiro terá investimentos de R$ 3 trilhões até 2030, diz o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Em entrevista, o ministro falou sobre a diversidade da matriz energética no Brasil, a produção de petróleo e gás, a mineração e a capitalização da Eletrobras, entre outros assuntos.
De acordo com Bento Albuquerque, esses investimentos ocorrem porque o Brasil tem atratividade, diversidade de fontes de energia e segurança jurídica e regulatória.
O ministro destaca outro fator importante, que é a retomada dos leilões no país: em 2021 serão seis leilões só de energia elétrica, de petróleo e de gás.
Menos de 15% conseguem emprego na área três meses após formatura
Uma pesquisa realizada pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) aponta que apenas 14,87% dos recém-formados que receberam o diploma de graduação em 2019 e 2020 no País conseguiram vagas nas suas áreas de atuação em um período de até três meses após a formatura.
Em relação ao último levantamento, feito em 2019 com formados nos quatro anos anteriores, houve uma redução de 45% na quantidade de pessoas que se colocaram no mercado de trabalho na área para a qual se formaram em até um trimestre depois da formatura. Há dois anos, 27,02% dos entrevistados afirmaram ter conseguido emprego em suas áreas de formação em menos de três meses.
CPI deve apurar distribuição de cloroquina e ouvir fabricantes de vacinas
Indicados para compor a CPI da Pandemia discutem incluir no plano de trabalho da comissão frentes de investigação que incluem as omissões do governo federal na recomendação do distanciamento social, a produção e distribuição de hidroxicloroquina e cloroquina durante a pandemia, e a demora na compra de vacinas.
Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que deve assumir a vice-presidência da CPI, é provável que se definam sub-relatorias diante do grande volume de trabalho.
Todos os ministros que comandaram a Saúde no governo Jair Bolsonaro e o atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga, serão chamados a falar, segundo o senador Otto Alencar (PSD-BA). Também devem ser ouvidos os principais fabricantes de vacina, em especial a Pfizer, cuja negociação com o governo federal ficou travada por meses.
Bolsonaro diz que a Fiocruz entregará 18 milhões de vacina contra o coronavírus neste mês
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, neste domingo (18), que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) entregará 18 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 até o fim deste mês. Desse total, segundo ele, serão entregues 4,6 milhões ainda nesta semana e mais 6,7 milhões na próxima semana.
O presidente disse ainda que a previsão é de que o volume de entrega do imunizante cresça nos próximos meses e que, no segundo semestre deste ano, a Fiocruz deve entregar 110 milhões de doses da vacina contra o coronavírus.