O Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) realiza, no próximo dia 25 de abril, o quarto sorteio da temporada 2021 em Estrela. É também no fim de abril que se encerra o prazo de 90 dias para que dois dos quatro contemplados, ainda em janeiro, e que ainda não retiraram seus vale-compras, o façam. Outros dois sorteados de fevereiro e três dos quatro de março também ainda não compareceram à Prefeitura para tomar posse dos vale-compras.
Com premiação local desde julho de 2019, o NFG cresceu em popularidade entre os estrelenses e clientes oriundos de outros municípios ao longo dos meses e teve seu edital renovado para este ano.
Para a Administração, trata-se de uma ferramenta de incentivo ao comércio do município, além de ser um agregador quando o assunto é o respeito às normas fiscais, já que para concorrer é preciso seguir certas regras, como exigir nota fiscal com CPF. Entre outras potencialidades, incentiva o comércio local, pois para concorrer aos prêmios do município é preciso que a compra seja realizada em estabelecimento credenciado em Estrela.
Os sorteios, que são realizados por uma plataforma do Estado, ocorrem normalmente por tradição sempre na última quinta-feira do mês, mas os nomes só são validados aos municípios uma semana depois. São sempre quatro vale-compras, de R$ 150 cada, para serem utilizados em lojas do município cadastradas no programa. São eles: Fabrício José Neuhaus (Estrela); Lilia Maria Sfoglia (Estrela); Diogo Araújo Kilian (Bom Retiro do Sul); Edson Luiz Musskopf (Bom Retiro do Sul).
O departamento da Secretaria Municipal da Fazenda, responsável pelo NFG, informa que são vários os motivos que levam as pessoas a não aparecerem para retirar os prêmios. A começar pela dificuldade de localização dos contemplados, o que ocorre porque muitas vezes os dados na plataforma digital do NFG, como o número de telefone ou endereço, estão desatualizados.
Saiba mais
O NFG faz parte do Programa de Integração Tributária (PIT), uma parceria entre Estado e municípios que incentiva o aumento da arrecadação por meio da emissão das notas fiscais nas compras, a educação e cidadania.
O sorteio é realizado pela plataforma estadual do Programa, extras aos mensais realizados pelo governo estadual, mas estes de abrangência em todo o Rio Grande do Sul. Os nomes são repassados à Secretaria da Fazenda Municipal.
Os premiados
Janeiro
Diogo Araújo Kilian *
Edson Luiz Musskopf
Fabrício José Neuhaus
Lilia Maria Sfoglia *
Fevereiro
Francisca Therezinha Diedrich *
Daiane Santos Lencina *
Márcio Jocemar Barbosa
Luiz Rodrigo Wendt
Março
Miguel Frederico Fink *
Anna Maria Kuhn *
André Luis Zanatta *
Leandro Martin Stroher
* Ainda não retiraram seus prêmios