A concessão de rodovias estaduais do Vale do Taquari (ERS-129, ERS-130 e RSC-453) foi tema de audiência pública virtual nessa sexta-feira, 16. O debate, promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), serviu para alguns esclarecimentos sobre os próximos passos do projeto, que deve ser finalizado nos próximos meses.
O secretário extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, e o diretor de Concessões e Parcerias Público-Privadas, Rafael Ramos foram os convidados da audiência. Conforme Busatto, a intenção é publicar o edital da concessão em setembro. “Ainda temos um prazo razoável de discussão, mas sabemos que ele anda muito rápido”, argumenta.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já entregou o estudo de campo de demanda (contagens e pesquisas), que estão sob análise pela equipe técnica do Palácio Piratini. Em breve, o governo terá reuniões técnicas com o consórcio que elaborou a proposta, em conjunto com entidades representativas.
A intenção é que o estudo seja apresentado em uma reunião presencial no Vale, com data a ser definida, a depender também da situação da pandemia. “Me comprometo em ir presencialmente, trazendo o que já se projeta de investimentos para a região, o que se prevê em termos de melhorias”, afirma Busatto.
Pedágio de Encantado
Um dos pontos discutidos durante a assembleia foi a praça de pedágio de Encantado, na ERS-130. Segundo Busatto, o Estado tem recebido uma série de críticas quanto a localização da estrutura. Porém, ele alerta. “Quanto mais pessoas passam pelo local, menor será a tarifa. Se deslocar para um trecho com menos movimento, ela será maior”.
Prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel discordou da possibilidade de mudança da praça de pedágio. “A questão da localização nos preocupa. Não conseguimos imaginar que ela seja deslocada para outro ponto. Tenho certeza que isso causaria um problema para nós, prefeitos”, opina.
Cronograma
Para Isidoro Fornari Neto (PP), vereador de Lajeado, primeiro o Estado precisa apresentar um cronograma de obras previstas nas rodovias concedidas para, depois, se falar em tarifa e mudança de pedágio. “Participei dos estudos da duplicação da BR-386 e nós sabemos de tudo o que está previsto para acontecer nos próximos anos, o que é contemplado no projeto”, observa.
Busatto reforçou que, no estudo, consta as intervenções necessárias, que consideram o volume de tráfego atual e a projeção para o futuro e lembra que a concessão da RSC-287, que também passa pelo Vale, conta com um cronograma detalhado das obras e o período em que ocorrerão.
SAIBA MAIS
Concessão das rodovias
– O estudo prevê a concessão de 1.151 quilômetros de rodovias gaúchas, com previsão de investimentos na casa de R$ 11 bilhões, divididas em três blocos;
– Três rodovias que cruzam o Vale do Taquari estão no pacote: as ERS 129 e 130 e a RSC-453, passando por dezenas de municípios da região;
– O estudo feito pelo BNDES mostrará os investimentos necessários nas rodovias, apontará onde devem ficar as praças de pedágio e estimativa de valores. Depois, haverá um tempo para formulação de críticas e sugestões dos municípios e também uma consulta pública com os interessados;
– A intenção do Estado é publicar o edital de concessão em setembro e, em dezembro, promover o leilão para definição da empresa vencedora.