As secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e de Saúde de Teutônia intensificaram a campanha de conscientização ao combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
O município promove ações de prevenção durante todo o ano. Porém, com o aumento expressivo de casos de dengue no Vale do Taquari, a orientação é para a população intensificar os cuidados de prevenção.
Para isso, a Vigilância em Saúde orienta que a população providencie o descarte de objetos e entulhos que propiciam o acúmulo de água parada em seus terrenos e residências, a fim de evitar a focos de proliferação do mosquito.
Para amenizar e eliminar focos de mosquito, a Secretaria de Agricultura e Meio ambiente orienta a aplicação de 2 ml da solução de água sanitária em um litro de água em plantas, principalmente as que acumulam água entre as folhas, como as bromélias.
Essa solução não é prejudicial às plantas e evitará o desenvolvimento da larva do mosquito.
Ações desenvolvidas pela Vigilância em Saúde para combater a proliferação do mosquito:
- Visitas periódicas das agentes de endemias em todo município, mesmo durante a pandemia, à residências, comércios e indústrias, onde é verificada a área externa e repassadas as orientações necessárias para prevenção, ou notificação e prazo para eliminação imediata dos focos encontrados;
- São verificados 28 pontos estratégicos, quinzenalmente, onde já foram encontrados focos confirmados em laboratório;
- Agentes comunitárias de saúde também realizam trabalho de orientação.