O milagre do Cristo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O milagre do Cristo

Vale do Taquari

Nesta semana, o povo de Encantado vivenciou um verdadeiro divisor de águas na história de 106 anos do município. A divulgação, em âmbito mundial, do Cristo Protetor mexeu com a autoestima e com as ambições da sociedade. O sentimento é de que tudo é possível a partir da construção da gigantesca estrutura de concreto. Não por menos. Estamos diante da maior estátua do gênero na América. Uma das maiores no mundo. Um investimento 100% privado, até o momento, e que chegou a ser motivo de chacota quando de sua divulgação, em 2019. Afinal, poucos acreditavam.

A obra do Cristo também eleva a régua sobre todas as cidades do Vale do Taquari. A sociedade encantadense demonstrou que é possível apostar em projetos mais audaciosos na área do turismo, com vistas à monetização e concretização do empreendimento a curto, médio e longo prazo, e sem a sempre desejada participação do poder público no custeio das obras. A construção e toda a repercussão em torno do Cristo Protetor são a prova concreta de que é possível materializar sonhos. A partir de abril de 2021, não há mais desculpas para os gestores e empreendedores locais.


Apoio à Corsan

Diferentemente das câmaras legislativas de Lajeado e Estrela, que rejeitaram Moções de Apoio à Companhia Estadual de Saneamento (Corsan) e não aceitaram aprovar Moções de Repúdio à privatização da complexa estatal, a câmara de vereadores de Encantado aprovou uma Moção de Apoio à Corsan, e também ao Banrisul e à Procergs.


Autismo

Nessa sexta-feira, o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Viana, visitou Lajeado. Além de conhecer a sede das empresas Fruki e Docile, ele também esteve na prefeitura para debater sobre a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e a criação de um Centros Regionais de Referência (CRR).


BRDE e Badesul

No próximo dia 28 de abril, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum (MDB), estará em Encantado para mediar um encontro entre empreendedores da região e representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Badesul. O objetivo é debater linhas de financiamento especiais para o segmento hoteleiro e gastronômico, além de outros setores de serviços ligados ao turismo. Tudo em função do Cristo Protetor, é claro.


“Desaglomeradores”

A prefeitura de Sapiranga inova na luta contra a pandemia da covid-19. Por lá, o governo municipal criou uma nova função pública: os “desaglomeradores”. São mais de 30 profissionais treinados e capacitados para atuarem na dispersão de aglomerações e no repasse de informações sobre o uso correto de máscaras à população. Todos eles são servidores concursados municipais (monitores de sala) nomeados para cumprir a função de agente desaglomerador. Eles atuam durante a semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e no sábado, das 8h às 12h.


Pro_Move e AGIL

Nesta segunda-feira, a partir das 19h, ocorre nova reunião do Pro_Move Lajeado. No evento, serão apresentados os status dos eixos de inovação no ecossistema (Alimentos, TIC + TA e Saúde), e também os detalhes sobre a criação da Agência de Desenvolvimento de Lajeado (AGIL). Também está prevista a divulgação do nome do Executivo que vai comandar a AGIL, e que foi escolhido entre 32 concorrentes. O profissional está atuando em Porto Alegre, e já morou quatro anos em Lajeado. Ainda na área da inovação, o executivo municipal deve lançar edital para a criação de um Laboratório de Inovação do Governo, além de dar andamento ao projeto Lab 4.0.


Lixo Zero!

A Câmara de Lajeado acerta ao propor a campanha de conscientização “Semana Lixo Zero”. O objetivo é propor debates em instituições educacionais, empresas, e outros espaços públicos e privados, proporcionando experiências lúdicas e técnicas, com escopo de fomentar a educação ambiental, a economia circular, o cooperativismo e a sustentabilidade.

A matéria foi proposta pelos vereadores Ana da Apama (MDB), Lorival Silveira (PP), Sérgio Kniphoff (PT), Paula Thomas (PSDB), Jones Vavá (MDB), Adriano Rosa (SPB), Deolí Gräff (PP) e Heitor Hoppe (PP).

Acompanhe
nossas
redes sociais