Diretor do A Hora assume presidência da ADI-RS

Comunicação

Diretor do A Hora assume presidência da ADI-RS

Adair Weiss fica à frente da entidade até 2022 e aposta na influência dos jornais no interior do estado para o crescimento do mercado

Diretor do A Hora assume presidência da ADI-RS
Weiss sucede Eládio Dios Vieira da Cunha na presidência / Crédito: Bibiana Faleiro
Estado

Modernização, adaptação e fortalecimento dos jornais e suas plataformas complementares são algumas das propostas da nova diretoria da Associação de Diários do Interior (ADI-RS) para a gestão 2021/2022. A posse, de forma virtual, ocorreu na manhã dessa quinta-feira, 15. Adair Weiss, diretor executivo do Grupo A Hora, assume a presidência da entidade e sucede Eládio Dios Vieira da Cunha, que esteve no cargo de 2019 a 2021.

“Agradeço a confiança dos colegas. Vamos nos valer da história e experiência do que foi feito até aqui para redesenhar os rumos da entidade”, diz Weiss.

Ele percebe a mudança nos jornais e a influência que desempenham no interior, com o fortalecimento e audiência dos portais de comunicação que ocupam lugares de destaque nas microrregiões do RS onde atuam. “Isso, somado às demais plataformas, potencializou o espectro e alcance dos jornais”, afirma.

Com cerca de 30 jornais relevantes e bem estruturados, a associação tem cobertura em áreas importantes do estado. A proposta para a nova gestão é levar ao mercado, grupos de comunicação modernizados e em constante adaptação às necessidades do negócio.

“Nossos jornais, hoje, são muito mais influentes do que há 10 anos. Todos se fortaleceram em sua audiência, embora a tiragem impressa tenha caído um pouco. Fato é que o interior continua adepto aos impressos e adiciona o digital para sua abrangência e alcance de novos públicos”, afirma.

Weiss acredita no fortalecimento dos veículos regionais, pela proximidade e vínculo afetivo com seu público. Além da credibilidade que às comunidades onde atuam. “Vida longa aos jornais, agora mais fortes e com audiência multiplicada em vários de seus canais multiplataforma”, observa.

Relevância no interior

O ex-presidente da entidade, Eládio Dios Vieira da Cunha esteve à frente da associação por três anos consecutivos. Da última gestão, ele destaca a criação do projeto “Voz do Interior”, onde os diários associados da ADI veiculam material jornalístico de forma simultânea, abrangendo temas em comum de todas as regiões.

Cunha também comenta sobre o jornalismo atual. “O que se verifica na prática é que os jornais impressos das grandes metrópoles têm perdido forças, ao contrário dos diários do interior que têm se fortalecido ao longo dos anos e, mesmo com a pandemia, permanecem com vitalidade extraordinária, capazes de representar as comunidades em que atuam”, afirma.

Segundo ele, não se pode imaginar as cidades do interior do estado sem um jornal impresso que represente a comunidade com responsabilidade. E aposta no trabalho da nova diretoria para fazer com que os meios continuem atuantes, modernos tecnologicamente, com edições impressas, portais digitais e informações precisas. “Os jornais vão entregar o que as pessoas precisam”, acredita.

 

Cunha: diretor do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, estava há três anos na presidência da ADI / Crédito: Divulgação

DIRETORIA ADI-RS 2021/2022

Presidente: Adair Gilberto Weiss – diretor executivo do A Hora (Grupo A Hora), de Lajeado, Vale do Taquari;
Vice-Presidente: Márcio Vieira da Cunha – diretor comercial do Jornal do Povo (Grupo Vieira da Cunha), de Cachoeira do Sul, Região Central;
Secretária: Teolides Luiza Antonello – gestora executiva do Jornal Diário Serrano (Grupo Serrano), de Cruz Alta, Região Planalto e Alto Jacuí;
Tesoureiro: Ricardo Silberschlag – diretor do Jornal Folha do Mate (Grupo Folha), de Venâncio Aires, Vale do Rio Pardo.

Conselho fiscal
Titulares:
Alexandre De Grandi – gestor comercial do Jornal Diário de Santa Maria (Grupo Diário),
Região Central;
Hélio Correia – diretor do Jornal Bom Dia (Grupo Bom Dia), de Erechim, Região Norte e Nordeste.;
Múcio de Castro Filho – diretor do Jornal Nacional, de Passo Fundo, Região das Missões.

Suplentes:
Moacir Menezes – diretor do Jornal de Gravataí e Folha de Cachoeirinha, Grande Porto Alegre;
Luiz Valdir Andres Filho – diretor do Jornal A Tribuna (Grupo Sepé de Comunicação), Santo Ângelo, Região Noroeste e Missões;
Omar Batista Luz – diretor do Jornal Momento de Osório (Grupo Gazeta Litorânea)

Diretores de Relações Institucionais:
Cláudio Scherer – diretor do Jornal Integração Gramado e Canela (Grupo Integração da Serra Gaúcha);
Virginia Fetter – diretora do Diário Popular de Pelotas, Região Sul.

Diretora de Eventos e Promoções:
Patrícia Cerutti – diretora do Jornal O Alto Uruguay, de Frederico Westfhalen, Região do Alto Uruguai.

Diretor de Produtos e Serviços:
Sydney de Oliveira – diretor administrativo e financeiro do Jornal Gazeta do Sul (Grupo Gazeta do Vale do Rio Pardo), de Santa Cruz do Sul.

Conselho de ex-presidentes
(5 últimos)
Eládio Dios Vieira da Cunha – Jornal do Povo (Grupo Vieira da
Cunha), de Cachoeira do Sul, Região Central. (2004/2006, 2011/2012 e 2018/2021)
Sérgio Klafke – Jornal Folha do Mate (Grupo Folha), de Venâncio Aires, Vale do Rio
Pardo (2016/2018)
Jones Alei da Silva – Jornal Gazeta do Sul (Grupo Gazeta), de Santa Cruz do Sul, Vale
do Rio Pardo – (2014/2016);
Mara Rúbia Flores – Jornal Ibiá, de Montenegro, Região do Vale do Caí (2013/2015);
Ivone Villa – diretora do Jornal O Informativo, de Lajeado, sucessora do ex-presidente Oswaldo Carlos Van Leeuwen (sócio fundador da ADI).
O convite é singular, uma forma de reconhecimento à importância do Jornal O Informativo e seu fundador Oswaldo Carlos Van Leeuwen, que foi um líder atuante na entidade. Ivone substitui o ex-presidente Kamal Badra, da Plateia, que seria o quinto presidente, mas está se desligando do jornal. A definição pela Ivone é uma escolha pessoal do novo presidente, entretanto, justa e meritória pela importância do Sr. Oswaldo Carlos Van Leeuwen e os esforços de Ivone Villa, que atualmente dirige o diário O Informativo.

Acompanhe
nossas
redes sociais