Apenas uma cidade da região não registrou óbito por covid-19

Saúde

Apenas uma cidade da região não registrou óbito por covid-19

Localizado na parte alta da região, Dois Lajeados é um dos 15 municípios gaúchos zerados na lista. Prefeito acredita que tratamento imediato dos pacientes contribui para a marca positiva

Apenas uma cidade da região não registrou óbito por covid-19
Dois Lajeados tem 331 casos confirmados da doença / Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

O Rio Grande do Sul atravessou, entre o fim de fevereiro e a primeira semana de abril, seu pior momento na pandemia de covid-19, com sucessivos recordes no número de contaminações e mortes em decorrência da doença. E mesmo com o vírus circulando em todo o estado, algumas comunidades resistem.

Quinze municípios gaúchos ainda não registraram óbitos por covid-19, sendo que um deles está no Vale do Taquari. Com população de 3,4 mil habitantes, Dois Lajeados, situado na parte alta da região, às margens da ERS-129, faz parte deste seleto grupo.

Com o primeiro caso registrado em junho, Dois Lajeados soma, de acordo com o último boletim epidemiológico, 331 pacientes confirmados com a doença. Destes, apenas um está com vírus ativo. Em março, chegou a ter 63 pessoas contaminadas. Curiosamente, dos municípios sem óbitos, é o que mais teve casos da doença desde o começo da pandemia.


“Tratamento imediato”

Na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, a adoção do tratamento precoce surtiu efeito no combate à covid-19 em Dois Lajeados. O chamado kit Covid é recomendado para todos os pacientes diagnosticados com a doença e oferecido gratuitamente na rede básica de saúde, mediante prescrição médica.

“Sabemos que tem um embate muito grande sobre o tratamento precoce, mas os médicos daqui indicam. Claro que vai muito do paciente, mas foi muito importante a adoção do tratamento imediato. Por ora, está dando certo”, comenta o prefeito Tiago Grando.

O fato de Dois Lajeados ser um município pequeno, para Grando, também ajuda no contexto. “Nós invertemos um pouco a situação. Ao sentirem os sintomas, os pacientes devem procurar imediatamente o tratamento, pois o que é tratado no início tem probabilidade de cura maior. E muito disso se dá também pelo atendimento. Os médicos acompanham, ligam para o paciente”, avalia.

Segundo Grando, alguns pacientes necessitaram de internação em leitos de UTI na região, mas se recuperaram da doença. O Hospital São Roque, da cidade, possui apenas leitos clínicos.

Vacinação

A vacinação no município de Dois Lajeados avança e está na faixa etária dos 60 anos. São 906 pessoas imunizadas com a primeira dose, enquanto 295 já receberam as duas doses. A imunização é feita sempre no Parque de Eventos do município, numa área aberta.

“Já são 26% da população imunizada. Utilizamos até o sábado de Páscoa para vacinar a população”, salienta Grando.

Acompanhe
nossas
redes sociais