Safra de grãos será 80% maior neste ano

AGRICULTURA

Safra de grãos será 80% maior neste ano

Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia presidente da Emater/RS falou do crescimento na produção de grãos, que mesmo com a estiagem, dobrou

Safra de grãos será 80% maior neste ano
(Foto: Divulgação/Emater)
Vale do Taquari

O Rio Grande do Sul terá uma safra record de grãos neste ano. A informação foi compartilhada pelo presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, durante entrevista no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta sexta-feira, 16.

A safra terá números maiores que no último ano, mesmo com a estiagem registrada no Estado. Serão 20,2 milhões de toneladas, o que representa, segundo Sandri, 80% em grãos a mais que no último , quando foram contabilizados 11 milhões de toneladas de soja.

No entanto, não é apenas a safra de soja que chama atenção. O presidente lembra que os grãos em geral tiveram safras significativas. “Essas boas colheitas refletem em todos os setores da econômica porque a agropecuária efetivamente fará a diferença”, comenta.

Ele ainda destacou que acredita que no território gaúcho os produtores estão no caminho certo porque está havendo a diversificação e “mudança de chave” na forma de produção. “A Emater prega a diversificação da cultura e no Rio Grande do Sul ela é muito grande”, pontua.

Mesmo que a produção de aves ainda seja pequena, Sandri aposta no potencial desse segmento que possui volume de exportação que avança a cada momento. “Existe uma diversificação muito grande no ar porque mesmo em ano de estiagem, tem o outro lado que acaba fortalecendo bastante.”

A erradicação da aftosa no estado também deve contribuir para a crescimento do agronegócio e da agropecuária. “Os investimentos que foram anunciados nesta semana pela JBS significam o que? Que as pessoas estão vendo potencial no estado.”

Profissionalização no campo

Sandri ressalta que a profissionalização no campo é um caminho sem volta. “Precisamos avançar na tecnologia que já está em um caminho para diminuir a penosidade no campo. Muitos jovens que saíram da propriedade, estão retornando porque viram o aumento da rentabilidade e novas possibilidades”, diz.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais