“Com o coronavírus, esquecemos da dengue”

ENTRE ASPAS

“Com o coronavírus, esquecemos da dengue”

Médico Hugo Schünemann alerta para disparo de casos de dengue no Vale do Taquari e de febre amarela na região sul do Brasil

“Com o coronavírus, esquecemos da dengue”
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

O programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, conversou na manhã desta sexta-feira, 16, com o médico Hugo Schünemann. Em seu comentário semanal, alertou para os casos de dengue identificados na região e de febre amarela no sul do país.

O comentarista relembra que a sociedade fala sobre a covid-19 há mais de um ano, mas que se observa o retorno também de outras doenças graves. “Com o coronavírus, esquecemos da dengue”, salienta.

Schünemann reforça que, durante a pandemia, se uma pessoa começa a se sentir mal e com febre, as causas são associadas à covid. “Precisamos pensar nas outras doenças que estão aparecendo”, afirma.

Conforme o médico, o aedes aegypti é um mosquito egípcio que atravessou o Oceano Pacífico e chegou na América. Vetor de várias doenças, ele ressalta que o combate ao inseto deve ser constante.

O comentarista alerta ainda para a febre amarela. De acordo com ele, um surto começou a ser percebido no Paraná, em seguida em Santa Catarina, até chegar na fronteira do estado.

Porto Alegre confirmou nesta semana a morte de um macaco em decorrência da doença. “O animal é picado e morre rapidamente. Ele serve como um termômetro para a gente”, pontua.

Segundo Schünemann, houve um surto entre 2008 e 2009. As pessoas que adoecerem foram contaminadas em zona rural. “A febre amarela foi um pavor há 100 anos. Ela foi controlada ao longo do desenvolvimento do Brasil e agora volta em forma de surtos”, aponta.

O médico ressalta a importância das populações rurais prestarem atenção em macacos. “Se aparecer algum morto, entre em contato com as secretarias de Saúde”, sublinha.

O comentarista reforça ainda que existe vacina há muitos anos contra a febre amarela. “É segura”, confirma.

Ouça o comentário de Hugo Schünemann na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais