“Nós não sobreviveremos sem o apoio da comunidade”

PRESENTE NA COMUNIDADE

“Nós não sobreviveremos sem o apoio da comunidade”

Apae Lajeado completa 50 anos de fundação em outubro deste ano. Membros da diretoria participaram da programação da Rádio A Hora 102.9 e destacaram os futuros desafios e as formas de auxílio à entidade

“Nós não sobreviveremos sem o apoio da comunidade”
(Foto: Ana Carolina Becker)
Lajeado

O programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, recebeu na manhã desta quinta-feira, 15, o presidente da Apae de Lajeado, Régis Kunrath, a diretora Ana Paula Rech e o diretor financeiro Adilson Johann. Em entrevista, destacaram os 50 anos da entidade e as formas da comunidade ajudar.

A diretora fez referência às conquistas e aos desafios desses quase 50 anos de atuação na região. Reforça que é um momento de valorizar as pessoas e famílias, mas também de homenagear quem iniciou essa história.

Ela explica que, devido à pandemia, a instituição precisou se reorganizar. A entidade desempenha atividades nas áreas da saúde, educação e assistência social. No ano passado, os serviços clínicos individualizados e técnicos seguiram, mas o atendimento escolar presencial não foi possível. O retorno veio acontecer somente no fim do ano, cumprindo os protocolos de higiene.

Segundo Ana, as atividades em 2021 continuam da mesma forma que boa parte de 2020. “As famílias vêm uma vez por mês até a Apae e retiram um kit de atividades e jogos pedagógicos, aplicam em casa e trazem de volta. Estão aderindo bem e conseguindo se reestruturar”, pontua.

Conforme Kunrath, a instituição atende atualmente 13 municípios da região e conta com 330 usuários dos serviços. Para ele, todos os presidentes que passaram pela entidade contribuíram. “De lá para cá fomos evoluindo. Gratidão a todos que ajudam de alguma forma a Apae”, salienta.

Apae pode ser beneficiada pela NFG

O programa estadual Nota Fiscal Gaúcha (NFG) busca, por meio da distribuição de prêmios, incentivar a população a solicitar a inclusão do CPF na emissão da nota fiscal no ato de suas compras. Com isso, diversas entidades podem receber recursos provenientes do projeto.

O diretor financeiro explica que o usuário deve se cadastrar no site e pode indicar uma entidade ligada à assistência social, na qual se inclui a Apae, uma na educação onde se enquadram escolas estaduais, na saúde e defesa e proteção de animais. Uma nova opção está disponível que é de livre escolha do contribuinte.

Conforme Johann, existem diversas vantagens para quem opta em incluir o CPF na nota. “Tem sorteios com premiação em dinheiro todo o mês e desconto no IPVA que varia conforme o número de cupons”, pontua.

O presidente observa que 4.075 pessoas indicaram a instituição na contribuição da NFG do último trimestre. Com isso, mais de R$ 6 mil foram arrecadados.

De acordo com Ana, os repasses trimestrais impactam no funcionamento e bem-estar de todos. A forma de destinação do valor é livre e podem ser adquiridos equipamentos, livros e classes. “Gratidão a todas as pessoas que escolhem a Apae para ajudar. Tenham a tranquilidade de que o recurso que chega para a gente é muito bem aplicado e de forma transparente”, ressalta.

Segundo o diretor financeiro, há outras formas de ajudar a entidade. Uma das alternativas é destinar até 6% da sua base de cálculo do imposto de renda para Lajeado. Para isso, a pessoa pode pedir ajuda do seu próprio contador. Qualquer pessoa da comunidade pode ser sócia da Apae e auxiliar doando qualquer valor em dinheiro.

“Nossa região é muito solidária e esta é uma oportunidade para isso. Nós não sobreviveremos sem o apoio da comunidade”, sublinha.

Ouça a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais