A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo inaugura no fim da tarde desta quarta-feira, 14, o Espaço Imaginamente, que busca atender demandas especiais de pessoas com transtornos de desenvolvimento e autismo. O espaço ficará junto ao prédio da cooperativa, na Avenida Piraí, 155, no bairro São Cristóvão.
Em entrevista ao programa Redação nas Ruas, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quarta-feira, Analista de Atenção à Saúde, Viviane Molinari Reis, explicou que o local foi projetado com carinho. “Temos toda uma estrutura física diferenciada, que conta com uma nova maneira de atender, de acolher esse público, de trabalhar com treinamento e orientação de pais e cuidadores para que possam habilitar competências específicas dos seus filhos.”
Novidade para a região, o espaço vem para agregar à comunidade com uma equipe composta por neuropediatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga, nutricionista e demais profissionais apoiadores dos tratamentos de autismo. Inicialmente, os serviços do Imaginamente serão ofertados apenas aos associados à Unimed.
A ampliação para esse serviço se dá, segundo Viviane, devido ao número cada vez maior de encaminhamentos para esse tipo de atendimento. “Realmente se necessita de uma intervenção específica para esse público. A equipe que atuará nesse espaço vem sendo treinada e formada para atender essas famílias dentro de uma intervenção específica que se chama Análise de Comportamento Aplicado, onde se consegue treinar e modificar treinamentos através de programas diferenciados específicos de modo que essas crianças sejam socialmente educadas”, diz.
A estrutura conta com uma sala de interação social, que permite o atendimento em conjunto com mais crianças. “Trabalhamos com portas de vidro espião, sistema de áudio e microfone que permite que pais e cuidadores acompanhem esses atendimentos e possam ser treinados dentro da intervenção”, complementa.
Além disso, há sala de recepção, quatro salas neutras para atendimento e a sala de sensações com todos os recursos sensoriais motores que podem ser trabalhados para as necessidades desses pacientes.
A Unimed realiza, atualmente, o atendimento de 62 crianças com transtorno de autismo. A partir da inauguração, elas serão recepcionadas no Espaço Imaginamente.
Ouça a entrevista na íntegra