O ValeGaragem é um perfil criado para compartilhar paixões por carros. Quando surgiu essa paixão em você?
Começou cedo. Já na infância eu viajava com o meu pai, Érico Heisler, pelo RS para entregar calçados, e no trajeto conversávamos sobre os carros que passavam. Eu decorava ano e modelo de cada um. Na época era mais fácil, pois era logo após abertura de importação pelo governo Collor. Mas a paixão específica pelos antigos foi acelerada durante o 5º Encontro Nacional de Carros Antigos de Teutônia, em 2009. Fiquei deslumbrado com aqueles carros.
Você já teve um carro antigo?
Sim, de imediato fui procurar o meu primeiro carro pelos interiores da região, um amigo e eu, nos sentindo caçadores de raridades. Encontrei um Corcel GT 1977 em um galpão do interior de Venâncio Aires. Estava muito avariado, quase inviável a restauração. Para se ter uma ideia, o proprietário havia furado o porta-malas para instalar um aerofólio de madeira. Foi um grande desafio arrumar, e muito aprendizado. Lembro que certa vez um tio meu, Sereno Heisler (in memorian), me viu tentando arrumar o cabo de embreagem no meio da rua, e disse no tom característico de brincadeira: para ser motorista bom um dia, tem que sofrer (risos). Hoje vejo o Corcel rodando em Lajeado.
O que te motivou a levar esse interesse por veículos ao Instagram?
Estou cursando a pós-graduação “Influência Digital: conteúdo e estratégia” pela PUCRS, e resolvi criar a página para desenvolver algumas técnicas aprendidas no curso. Claro que, se é para criar uma página, que seja sobre aquilo que gosto.
Qual a publicação que mais repercutiu até hoje?
Foi o caso de um menino de Crissiumal. Ele mesmo procurou a página para contar seu feito: aos 12 anos juntou dinheiro da mesada para comprar de volta o carro que pertenceu ao avô por 25 anos.
Particularmente, qual a publicação que você mais gostou?
Fiquei impressionado com uma história de Travesseiro. Irmãos assumiram um clássico do avô que estava parado havia 40 anos em uma garagem. Era um Chevrolet Stylemaster 1946, verdadeiro diamante que acumulou muita história e que não se acha igual por aí.
A página mostra muitas restaurações de automóveis antigos. Hoje, se você pudesse restaurar algum veículo, qual seria?
Aqui eu parto para o devaneio, pois no momento não posso restaurar nenhum. Mas adoraria dobrar uma esquina no interior e avistar de baixo de um galpão qualquer veículo dos Estados Unidos. Já imaginou um Camaro RS?
O que projeta para o futuro do ValeGaragem?
Quero chegar no armazém de algum município como Arvorezinha, São Vendelino ou Muçum, e ouvir pessoas citando o ValeGaragem nas rodas de conversa. Uma honra para mim.