Mais uma etapa do Parque Piraí está prestes a ser concluída

Projeto inovador

Mais uma etapa do Parque Piraí está prestes a ser concluída

Finalização da área de lazer situada em frente ao Edifício 300 está prevista para maio

Mais uma etapa do Parque Piraí está prestes a ser concluída
Construtora Lyall realiza obra do parque em troca de terreno do município (Foto: Bibiana Faleiro)
Lajeado

O Parque Piraí, no “coração” do bairro São Cristóvão, ganha forma e mais uma etapa tem previsão de ser concluída no início de maio. Em processo de finalização da área de lazer, com instalação de jatos de água e arquibancadas, projeto ainda prevê um parque infantil e deve ser entregue na metade deste ano.

Segundo o vereador Isidoro Fornari, esta é uma iniciativa público-privada realizada por meio de licitação e a obra realizada pela Lyall Construtora está sendo feita em troca de um terreno público de cerca de um hectare cedido pelo Executivo.

A construção iniciou na metade do ano passado. “É um espaço que estamos construindo para a comunidade e que vai servir para toda a região. Será um parque com água, pista de corrida, espaço para as crianças e de lazer”, comenta Fornari.

O investimento previsto por parte da construtora passa de R$ 2 milhões e parte da obra também foi feita por meio da doação de ítens adicionais por parte da empresa, como é o caso da instalação de uma pista de corrida que mede a velocidade dos corredores, que deve ser entregue até o fim do mês.

Foi no bairro que Roberto Lucchese cresceu e o protejo tem também um sentimento familiar para o construtor. “O que a gente quis é valorizar esse bairro, não só para os clientes, mas para quem utiliza também. Queremos que cada vez mais o São Cristóvão seja motivo de orgulho para quem é daqui”, afirma Lucchese.

Benefícios para o município

“Esta é uma experiência nova que a gente utilizou para a entrega de um equipamento público de forma qualificada. Estamos satisfeitos por conseguirmos utilizar da melhor forma as nossas áreas verdes”, ressalta o prefeito Marcelo Caumo.

Ele acredita que por ser um dos maiores bairros do município, o São Cristóvão pode proporcionar esses espaços de lazer para a comunidade, abrigando diferentes públicos e idades, com atividades também na área da gastronomia.

Projeto do parque em três fases

Fase 1
Toda a estrutura é dividida em três partes. Uma delas foi destinada para a prática de exercícios físicos e esportes, onde será instalada uma academia de calistenia que integra a estrutura já construída pelo município com pista de corrida e o campo de futebol.

Fase 2
Em outro ambiente, em frente ao Edifício 300, foram colocados dois chafarizes. Um deles vai abrigar um show de águas na margem do Arroio Engenho que vai ocorrer a cada uma hora por cinco minutos. São 11 jatos de cerca de 8 metros de altura que se movimentam e iluminam conforme uma música tocada.

O segundo foi feito em uma “pista molhada” com 16 jatos ligados de 5 a 10 minutos por hora, onde será possível a interação das pessoas com a água. Durante a noite, o espaço será iluminado. No local também está sendo feita uma arquibancada e alguns bancos foram colocados para a comunidade poder usufruir do espaço. A estrutura está prevista para ser entregue no início de maio.

A proposta da Lyall é também preservar o arroio Engenho que corta o terreno e, no local, construir um espaço educativo de proteção, que possa ser aproveitado por alunos e a comunidade. Além de realizar a oxigenação e limpeza da água.

Fase 3
O terceiro ambiente foi pensado especialmente para as crianças, com brinquedos diferentes em um espaço lúdico. A construtora quer trazer um material de borracha de São Paulo que se adapta ao solo formando figuras como túneis e servem como proteção nos equipamentos do parque infantil Todos os espaços serão interligados e a ideia é que a Avenida Piraí possa ser fechada aos domingos para o lazer da comunidade, no período pós-pandemia.

Confira mais detalhes sobre o parque em entrevista do construtor Roberto Lucchese ao programa Frente e Verso na manhã desta quarta-feira:

Acompanhe
nossas
redes sociais