A liberação total da pista sul da ponte sobre o Arroio Boa Vista, no Km 350, estava prevista para ocorrer no final da tarde de terça-feira, 13. Ideia era autorizar a passagem de veículos pesados também no sentido capital-interior. Até então, caminhões que trafegam nesse sentido precisavam utilizar rotas alternativas.
Entretanto, o atraso na concretagem de uma das peças da estrutura da ponte acabou adiando a liberação do tráfego completo. Conforme a CCR ViaSul, a concretagem que deveria ser feita no sábado, 10, ocorreu apenas na segunda-feira, 12. Por isso, o concreto não atingiu a resistência mínima para liberação dos veículos pesados (caminhões e ônibus).
“Continuamos com os ensaios de rompimento de corpo de prova acompanhando a evolução da resistência até que os parâmetros mínimos sejam atingidos”, afirmou a concessionária. A expectativa é liberar o tráfego total no próximo sábado, 17.
As obras de recuperação da estrutura envolveram o reforço do pilar, da travessa e do tabuleiro. O tráfego continua fluindo em sistema de pista simples, com velocidade máxima permitida de 40 km/h. Além disso, podem ser realizadas eventuais interrupções pontuais no tráfego no local, que serão comunicadas com antecedência.
Pista norte
As obras na ponte da pista norte, sentido capital-interior, devem durar mais cerca de um mês. A data prevista pela CCR Viasul para liberação é o dia 10 de maio. Ou seja, menos de dois meses depois do acidente, sendo que a previsão inicial da concessionária era de até seis meses para volta total do trânsito sobre o arroio Boa Vista.
Conforme laudo do setor de engenharia, houve a constatação de que os danos não atingiram a base da ponte, o que possibilita trabalhos de reforços, sem a necessidade da reconstrução total dos pilares.
A mobilização dos serviços na ponte da pista norte começou com a montagem de andaimes para o início dos serviços de reforço na laje da estrutura, que devem seguir até o início de maio. Depois de concluída essa etapa, será realizada uma prova de carga, que consiste em um teste de carregamento para análise do comportamento e desempenho da estrutura.
Neste momento, os condutores que trafegam no sentido capital-interior precisam, nas proximidades da ponte sobre o Arroio Boa Vista, desviar pela pista sul. No trecho próximo ao Arroio Boa Vista, os veículos que vêm da capital passam da pista norte para a sul, cruzam a ponte e retornam para a pista original do sentido capital-interior.