Cerca de 16% da população Lajeadense já foi imunizada com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19. Isso equivale a cerca de 13,3 mil pessoas. São 288 pessoas vacinadas a mais do que o número de casos diagnosticados positivos no município.
Ainda na manhã de segunda-feira, 12, todas as vacinas destinadas para a 1ª dose foram aplicadas. Com isso, estão disponíveis nesse momento apenas vacinas para a 2ª dose, até que uma nova remessa seja entregue à região.
Mas o que preocupa o município é a baixa procura das pessoas por esta 2ª dose. Quem recebeu a vacina da Coronavac no início do mês de março deve ficar atendo para agora completar o esquema vacinal. De acordo com a Secretaria da Saúde, a demanda deveria ser maior do que movimento que é registrado nos pontos de vacinação.
Quem não sabe a data em que deve fazer a 2ª dose, pode olhar na carteirinha de vacinação, onde o dia foi anotado pela equipe de vacinadores. Se o período exato de fazer a segunda etapa da imunização já tiver passado, a pessoa deve buscar a imunização de reforço o quanto antes.
Quem tomou apenas a 1ª dose não é considerado imunizado, já que ela estimula o sistema imunológico, mas o benefício da proteção só é percebido depois da 2ª dose. Além disso, a imunização é considerada apenas duas semanas após a aplicação da última dose do imunizante.
Vacinação no Vale
Outros municípios da região também não têm mais vacinas de 1ª dose disponíveis e aguardam a chegada de um novo lote para dar sequência a imunização dos idosos. Com isso, apenas a 2ª dose segue sendo aplicada. Cronogramas de vacinação foram elaborados para oportunizar a imunização de quem precisa completar o esquema vacinal. Esse é o caso de Estrela, Arroio do Meio e Encantado, por exemplo.