Automedicação para testosterona aumenta índice de câncer de próstata

CUIDADO COM A SAÚDE

Automedicação para testosterona aumenta índice de câncer de próstata

Professor e médico alertou para os cuidados no uso de medicamentos sem consultas a profissionais da saúde e recomendou consultas regulares aos homens

Automedicação para testosterona aumenta índice de câncer de próstata
Médico participou de entrevista na Rádio A Hora 102,9
Estado

A saúde do homem foi o tema do programa A Hora Bom Dia na manhã desse sábado. Em entrevista com o médico e mestre em ciências médicas pela UFRGS, Airton Golbert alertou para a necessidade dos homens se consultarem com mais frequência.

Conforme ele, a mulher, quando entra na puberdade, já é acostumada a ir ao médico. Já o homem não adota esse costume o que pode resultar em doenças detectadas tardes demais.

“Um exame médico simples pode prevenir muitos problemas futuros”, recomenda o doutor. A partir dos 40 anos, os checkups devem ser mais regulares. Outra medida seria realizar semanalmente testes de glicose a partir dos 45 anos, afirma Golbert.

O médico também abordou a queda de testosterona nos homens que diminui de forma gradativa a partir dos 50 anos. O homem pode ser fértil em idades avançadas, entretanto existe com mais frequência a diminuição na força física, maça muscular e potência sexual.

Golbert alertou para cuidados com a automedicação para aumentar a testosterona. Conforme ele, existe muita propaganda de remédios na internet, entretanto é necessário cautela pois o uso desses medicamentos podem resultar em problemas sérios, principalmente, na próstata.

O preconceito com o exame do toque ainda é percebido pelo médico. Ouça a entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais