Brasil registra 3.693 mortes por covid-19 em 24 horas
O Brasil registrou 3.693 mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Ministério da Saúde. Com isso, o total de vítimas fatais da doença subiu para 348.718. O Rio Grande do Sul registrou 241 mortes. Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 21.779 óbitos no Estado. A Secretaria de Saúde informou oito óbitos e 207 novos casos de Covid-19 entre moradores de municípios do Vale do Taquari, nesta sexta-feira. Na região, são 640 óbitos reconhecidos pelo Estado.
Vale tem sétima pior nota na sétima semana de bandeira preta no RS
O Rio Grande do Sul entra na sétima semana consecutiva em bandeira preta. O mapa da 49ª rodada do Distanciamento Controlado segue com as 21 regiões classificadas em risco altíssimo devido à ainda grande pressão sobre a capacidade hospitalar. Lajeado ficou com a sétima pior média ponderada dentre as 21 regiões do estado. Entretanto, a nota 1,91 representa uma melhora significativa diante dos 2,35 da última sexta. É a quinta semana seguida com redução da nota na região. A pior situação do estado foi da região de Cachoeira (2,13).
Lajeado vacina pessoas com 63 anos neste sábado
Com a chegada da nova remessa de doses da vacina contra a Covid-19 ao Vale do Taquari nesta sexta-feira, o município de Lajeado dará prosseguimento ao plano de vacinação municipal. Neste sábado, pessoas com 63 anos completos poderão receber a 1ª dose do imunizante. A ação ocorrerá no formato drive-thru, no Parque do Imigrante, das 8h às 14h. Para se vacinar, basta apresentar um documento com foto. Quem for fazer a segunda dose, precisa levar também a carteirinha de vacinação com o registro da 1ª dose.
MEC prorroga prazo de inscrição para o Sisu
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o dia 14 de abril, às 23h59. Inicialmente, o prazo se encerrava hoje. O anúncio da prorrogação foi feito na noite desta sexta-feira pelo MEC.
Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, cujo resultado foi divulgado no dia 29, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.
Para se inscrever o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal, da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020.
Inep remarca provas do Encceja 2020 para agosto
As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 (Encceja) foram remarcadas para o dia 29 de agosto. Por causa do cenário da pandemia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ajustou o cronograma da prova, inicialmente prevista para o dia 25 de abril. A alteração está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9).
Em nota, o Inep ressaltou que está empenhado em realizar a edição 2020 do Encceja e não tem medido esforços para cumprir sua missão institucional, sempre com aprimoramento de seus instrumentos.
Brasil tem a menor diferença entre nascimentos e mortes da história
A diferença entre o número de registros de nascimento e de mortes no Brasil no mês de março é a menor já verificada no país desde o início da série histórica, em 2003, conforme dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). O resultado foi divulgado nesta sexta-feira.
No mês passado, foram lavradas 227.877 certidões de nascimento e 179.938 atestados de óbito. Com isso, a quantidade de nascidos superou a de mortos em apenas 27% no país — a queda da diferença em relação a março de 2020 foi de 72%. Para a entidade, os números demonstram o impacto da pandemia da Covid-19 na demografia brasileira.
Painel da Vacina: Brasil é 5º país que mais aplicou doses entre países do G20
O Brasil é o 5º país que mais aplicou vacinas contra a Covid-19, quando comparado com os demais países que integram o G20. Com pouco mais de 29 milhões de doses aplicadas até esta sexta-feira (9), o Brasil só perde para Estados Unidos, China, Índia e Reino Unido, que também fazem parte do grupo que reúne as maiores do planeta.
Na comparação por números relativos, ainda considerando apenas o G20, o país está em 9º lugar em uma lista, tendo aplicado 13,7 doses a cada 100 habitantes.