Estradas esburacadas, falta de sinalização e de roçada. Essas reclamações comuns quanto à conservação de rodovias do Estado foram alguns dos apontamentos dos prefeitos da região para o secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, e do diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
As tratativas sobre melhorias em trechos regionais foram abordadas em assembleia na tarde de ontem da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) com os representantes do Piratini.
Como resposta, o governo do Estado assumiu compromisso com demandas da região. Pelo menos é o que afirmam os gestores do Vale. Pelas palavras do secretário Costella, há um há trechos serão priorizados, em especial nas rodovias da região alta, bem como nas ERS usadas como desvio após a interrupção do trânsito pesado pela BR-386.
“Temos conversado muito com governador sobre a importância de investimentos no Vale do Taquari”, frisou Costella. De acordo com ele, nos últimos 12 meses, o investimento estadual na região se aproxima dos R$ 50 milhões.
As palavras do secretário foram reforçadas pelo diretor-geral do Daer. Conforme Faustino, investimentos nos trechos do Vale estão entre as prioridades. “No planejamento do Daer, junto ao governo, o Vale com certeza será atendido”, afirmou.
Na avaliação do presidente da Amvat, o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, a assembleia teve como objetivo central aproximar as relações entre Vale e Estado. “Sabemos que não há recursos para tudo, mas para o que é mais urgente e necessário. Queremos trabalhar em conjunto para buscar soluções à região.”
Como continuidade desse intuito de estabelecer um diálogo mais consistente, a Amvat confirma à próxima semana outra assembleia. Desta vez, a participação será do secretário Estadual de Parcerias, Leonardo Busatto.
Prioridades do Vale
A partir dos indicativos assinalados pelos representantes do Piratini, a Amvat pretende formalizar um documento à Secretaria dos Transportes e para o Daer com as principais demandas dos municípios.
Conforme Kohlrausch, esse diagnóstico representa os pleitos mais urgentes do Vale. Entre eles estão os estragos em rodovias que se tornaram alternativa à BR-386, a manutenção da ERS-332, entre Encantado e Soledade, além da conclusão dos acessos entre Arroio do Meio, Travesseiro e Capitão.
Viabilidade para novas pontes
O estudo técnico e econômico para interligações entre os municípios também foi abordado na assembleia de ontem. Após o acidente do dia 13 de março sobre a ponte do arroio Boa Vista, na BR-386, o secretário Costella repassou ao Daer a responsabilidade de fazer esse levantamento.
De acordo com ele, ainda é cedo para apontar quais os municípios ou locais mais propícios para novas pontes. “O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental será feito para que tenhamos uma alternativa à ponte da BR-386”, disse. Esse projeto será incluído no orçamento do Estado neste ano, informou Costella.
Convênios
O diretor-geral do Daer adiantou que será lançado um plano de convênios para pavimentações urbanas. “Esse edital está sendo preparado. Faustino destacou que os prefeitos poderão encaminhar propostas e preparar projetos para investimentos em parceria com o Estado.