As paredes do novo prédio da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Lar, localizada no bairro Olarias, já estão sendo erguidas. O projeto, que prevê a construção de banheiros, áreas de serviços, cozinha, refeitório, área administrativa, salas de aula e solário, tem conclusão prevista para outubro deste ano.
Segundo a arquiteta da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Rute Driemeyer, as obras de ampliação iniciaram em janeiro com ajustes no terreno, fechamento do local de obra com tapumes para segurança, escavação e remoção de terra, fundações e paredes de contenção.
A escola, que atualmente está com as atividades presenciais suspensas em razão da pandemia, atende 158 alunos. A expectativa, segundo a secretária da Educação, Vera Plein, é de que a nova construção permitirá que a escola atenda 240 crianças em turno integral.
“Essa obra servirá para qualificar o atendimento e o ensino na rede pública municipal. Por isso, é muito gratificante ver esse projeto se concretizando”, afirma.
A diretora da EMEI, Mariângela Ritter Rodrigues, diz que está na expectativa para receber as crianças e as professoras no novo espaço. “Essa ampliação auxiliará no sentido de ofertar novas vagas e propiciar um ambiente melhor para os alunos que já são atendidos, visto que a arquitetura do novo prédio foi pensada para ser uma escola de Educação Infantil”, aponta.
Segundo Vera Plein, a secretaria tem feito ampliações e melhorias em diversas escolas da rede municipal.
“Investimos em todas as nossas instituições, tanto EMEIs quanto EMEFs. Esses investimentos têm se dado com o intuito de qualificar cada vez mais nossa educação e a cada dia atender melhor a nossa comunidade, investindo, principalmente, na qualidade das aprendizagens, na formação docente, na melhoria dos espaços e na ampliação de oferta de vagas”, explica.
O que prevê o projeto da EMEI Olarias:
- O desnível do terreno favoreceu a construção de dois pavimentos. A conexão entre eles será feita por meio de duas escadas e uma rampa externa, e também está prevista uma espera para instalação de uma plataforma elevatória.
- No andar superior serão construídos banheiros, áreas de serviços, cozinha, refeitório, área administrativa, seis salas de aula e solário para receber as crianças de 0 a 3 anos.
- O andar inferior, que poderá ser acessado por duas escadas internas ou pelo pátio externo, está projetado para ter quatro salas de aula para crianças de 3 a 5 anos, sala multiuso, banheiros, refeitório e um espaço para atividades coletivas.
- O projeto também prevê janelas de abrir com grades nas salas do andar superior e, no pavimento inferior, as portas serão de correr, ou seja, permitirão o acesso direto das crianças ao pátio da escola.
- Para a entrada do novo prédio foi projetada uma área coberta, que servirá de abrigo em dias chuvosos e também poderá ser utilizado para atividades com pequenos grupos.