Em live realizada no começo da tarde desta sexta-feira, 9, o governador Eduardo Leite anunciou flexibilizações nos protocolos de funcionamento do comércio não essencial, que terá atendimento ao público nos fins de semana. As novas regras entram em vigor a partir da meia noite deste sábado, 10.
Desde que o Estado entrou em bandeira preta, no final de fevereiro, o comércio ficou impossibilitado de abrir as portas aos sábados e domingos. A exceção ocorreu no sábado passado, véspera da Páscoa. Agora, a abertura é permitida até as 20h.
Nos dias de semana, a novidade é que bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar até as 23h, com entrada de clientes até uma hora antes. Pelas regras atuais, o atendimento ao público é permitido somente até as 18h, o que gerou críticas e protestos de representantes do setor.
Já nos fins de semana, estes estabelecimentos poderão atender o público, mas somente até as 16h. À noite, período de maior demanda para os bares, funcionamento somente com take away (até as 20h) e delivery.
Outras medidas anunciadas por Leite são a retirada de restrição de horário para funcionamento dos supermercados, e a permissão para abertura de academias e serviços religiosos até as 22h, em todos os dias da semana.