O programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, conversou na manhã desta sexta-feira, 9, com o prefeito de Estrela, Elmar Schneider. Ele está em fase de recuperação da covid-19 e contou como foram os dias internado em hospitais de Estrela e Porto Alegre. Além disso, repercutiu os transtornos na BR-386.
Conforme o chefe do Executivo, os sintomas de coronavírus começaram de forma leve. Em um sábado percebeu que estava com febre e, no domingo, realizou um exame cujo resultado deu negativo. Na terça-feira seguinte, repetiu o teste que, desta vez, confirmou o caso de covid-19. “Foi uma semana muito difícil na UTI”, afirma.
Schneider relata que teve problemas familiares, perdeu uma cunhada e tem um sobrinho que está na UTI, em Estrela. De acordo com ele, durante o tempo em que esteve com a doença, recebeu “só notícias ruins”.
“Tem prefeitos que são amigos e outros irmãos. O Conzatti era um irmão”, falou o gestor municipal ao lembrar do prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, que morreu no dia 19 de março devido a uma hemorragia cerebral após uma queda.
O chefe do Executivo reforça para os cuidados, como a utilização correta da máscara e distanciamento. Para ele, é necessário ter muita fé e esperança. “Graças ao bom Deus e à nossa comunidade de Estrela que rezou muito, estamos aí, em fase de recuperação. Infelizmente fui pego por essa doença muito traiçoeira, mas o que importa é seguir as orientações médicas”, aponta.
Schneider, que estava internado no Hospital Estrela e depois transferido para o Hospital Divina Providência de Porto Alegre, teve 60% do pulmão comprometido. Ele faz sessões de fisioterapia todos os dias para se recuperar. “Estou retornando ao trabalho com cuidado, devagar e com paciência. Estou muito feliz”, sublinha.
Prejuízos causados pelos desvios da BR-386
Outro assunto abordado foi os transtornos causados pelo acidente do dia 13 de março na BR-386, entre Lajeado e Estrela. O trecho causa lentidão e força caminhões pesados a desviar a rota principal e utilizar estradas do interior.
O município de Estrela estuda entrar na Justiça solicitando indenização da CCR ViaSul pelos prejuízos causados. “Fizemos investimentos nas estradas, principalmente na Linha Geraldo. A Ponte de Ferro foi toda danificada. A empresa não deixou de cobrar os pedágios e usar a nossa estrutura. Vou continuar mantendo o diálogo com a empresa, mas queremos o ressarcimento dos danos causados neste tempo”, afirma.
Ouça a entrevista do prefeito Elmar Schneider na íntegra: