O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão em empate técnico na disputa ao Palácio do Planalto de 2022, com o petista numericamente à frente, segundo a nova rodada da pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira, 5.
Em pesquisa estimulada, Lula tem agora 29% das intenções de voto contra 28% de Bolsonaro – na sondagem anterior o petista tinha 25% e o presidente, 27%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Sergio Moro e Ciro Gomes (PDT) vêm na sequência, com 9% cada.
Nas simulações de segundo turno, Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38% – na pesquisa do início de março, Bolsonaro tinha 41% e Lula, 40%.
Frente de Prefeitos vai ao STF defender proibição de cultos presenciais
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) ingressou com dois pedidos junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ser reconhecida como parte interessada nas ações que tratam da permissão ou não de cultos presenciais e, nesta condição, defender o direito de prefeitos e governadores proibirem as celebrações.
Formalmente, o pedido é de amicus curiae, instrumento jurídico que significa “amigo da Corte”. É um instrumento em que uma parte que está relacionada com o assunto sem julgamento se apresenta para subsidiar o juiz de informações que podem ajudá-lo a decidir.
Inscrições para o Sisu 2021 começam na terça-feira
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira (6) e vão até às 23h59 desta sexta (9). Ao todo, serão ofertadas mais de 209 mil vagas para pessoas que desejam estudar em instituições de ensino superior públicas.
As inscrições podem ser feitas por meio do site do Sisu, no portal do Ministério da Educação (MEC).
Podem participar desta seleção os candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e não tiraram nota zero na redação.
Pagamento do novo auxílio emergencial começa nesta terça-feira
Começa nesta terça-feira (6) o pagamento da primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial. Nessa etapa, nascidos em janeiro serão os primeiros a terem acesso ao benefício, que terá repasses escalonados nos próximos dias de acordo com a data de nascimento.
A Caixa Econômica Federal depositará o auxílio nas contas digitais — que todos os beneficiários já possuem. Com isso, o valor poderá ser usado para movimentações financeiras, como pagamento de contas e de compras por meio de cartão de débito virtual.
A possibilidade de saque ou transferência ocorrerá em um segundo momento, a partir de 4 de maio, também definido por meio de calendário escalonado.
Preço da carne sobe até 10% no RS ao longo do primeiro trimestre de 2021
Todos os 10 cortes analisados em levantamento do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tiveram alta no primeiro trimestre deste ano. A pesquisa leva em conta o valor médio encontrado em açougues, casas de carnes e supermercados do Estado.
A costela é o que apresenta maior variação de preço entre a primeira semana de janeiro e a última semana de março: o quilo chegou a R$ 43, em média, elevação de 10,3%. Um ano atrás, apontava valor médio de R$ 23,10. Ou seja, em 12 meses, o incremento vai a 86,1%.
Na sequência aparecem a maminha e o entrecot, ambos com alta de 7,5% no primeiro trimestre do ano. Entre as carnes com menor reajuste estão aquelas consideradas nobres e que costumeiramente figuram entre as mais caras, casos da picanha (1,1%) e do filé mignon (1,4%).
Faisal Karam vai relatar CPI que investiga alta excessiva de preço de remédios no RS
O deputado estadual Faisal Karam (PSDB) teve o nome escolhido para relatar a CPI dos medicamentos, instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no último dia 30.
A CPI, composta por 24 deputados estaduais, busca investigar o aumento exorbitante nos preços de medicamentos e insumos utilizados no tratamento contra a Covid-19. Conforme o presidente e proponente da comissão, deputado Dr. Thiago Duarte (DEM), um dos primeiros hospitais a receber uma comitiva da CPI deve ser o de São Gabriel, devido à gravidade da situação vivenciada na instituição.
Motoristas de aplicativos do RS reivindicam direitos trabalhistas
Diante da queda na renda mensal e do aumento nos custos para manter o trabalho, os motoristas do transporte por aplicativo do Rio Grande do Sul lutam pela regulamentação da atividade. Entre as demandas dos profissionais estão a busca por direitos como remuneração mínima por hora, pagamento do 13º salário e da Previdência Social, além de descanso semanal e período de férias remunerados.
De acordo com o Sindicato dos Motoristas de Transporte Individual por Aplicativo do Rio Grande do Sul (Simtrapli-RS), o Estado conta com cerca de 100 mil motoristas cadastrados nas plataformas. A categoria realizou manifestações nos meses de fevereiro e março pedindo revisão de tarifas.