A chegada de uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 pode ser considerada um presente para os gaúchos. O lote que chega nesta sexta-feira, 2, é o maior recebido desde o início da vacinação. São 20.245 doses de vacinas contra o coronavírus para a região do Vale do Taquari.
As doses devem ser repassadas das coordenadorias para os municípios ainda hoje. A distribuição da 11ª remessa será realizada nos mesmos moldes dos lotes anteriores, por ordem de chegada e conforme organização já estipulada com as secretarias de saúde.
Com isso, o governo estadual recomenda que os municípios acelerem a campanha de vacinação em suas populações, orientando para que mantenham os serviços no fim de semana de Páscoa. O pedido também é reforçado pela 16ª Coordenadoria de Saúde, que solicita que as secretarias de saúde apliquem as doses no final de semana, mesmo sendo feriadão.
“Pois dose eficaz é dose aplicada. E a população clama por vacina”, observa Ederson da Rocha, coordenador-adjunto da 16ª CRS.
Entre os maiores municípios da região, Lajeado e Taquari vão ter mutirão amanhã, 3, com a vacinação no formato drive-thru. Em Teutônia e Encantado, a Secretária da Saúde aguarda o recebimento das doses, mas há a possibilidade de um drive-thru amanhã, sábado, 3.
Já Estrela e Arroio do Meio comunicaram que não haverá vacinação no feriadão, retomando o processo na segunda-feira, 5. Como justificativa, os municípios afirmam já terem realizado mutirões nos últimos finais de semana e já terem atingido a imunização de idosos com 65 anos, que a que os outros municípios farão neste feriado.
Profissionais da Segurança Pública
O Ministério da Saúde emitiu nota técnica nesta quarta-feira, 31, com alterações no Plano Nacional de Imunizações (PNI) autorizando a antecipação da vacinação dos profissionais de segurança. Para isso, o órgão federal está antecipando o envio de um quantitativo de doses direcionado exclusivamente para esse público já nesta remessa.
Poderão ser vacinados servidores diretamente envolvidos nas ações de enfrentamento à Covid-19, que estejam atuando em funções específicas de apoio às ações da pandemia. São os trabalhadores que fazem atendimento ou transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação e vigilância das medidas de distanciamento social. Os demais trabalhadores desse grupo serão vacinados seguindo o atual ordenamento do PNI.
Entraram neste grupo 29 mil trabalhadores da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Em próxima fase, deverão ser contemplados servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP).